Agricultura e Sala do Empreendedor de São José do Vale do Rio Preto viabilizam marketing digital para produtores rurais

0
823

O Agronegócio e os setores de Comércio e Serviços de São José do Vale do Rio Preto se veem ameaçados frente à pandemia do Coronavírus.

A Secretaria Municipal de Agricultura, por meio da Secretária Juliana Virginio, vem buscando parcerias com órgãos estaduais e privados para minimizar os impactos da queda da comercialização de produtos agrícolas e avícolas, bem como disseminando estratégias que fomentem o comércio digital e o delivery. É notável o quanto a quarentena expandiu o consumo digital, principalmente no que se refere a itens de primeira necessidade, como gêneros alimentícios e farmacêuticos.

Dessa forma, a Secretária Juliana Virginio acredita que esta pode ser uma oportunidade para que os produtores rurais ampliem seu mix de produtos, e possam realizar parte da venda de sua produção diretamente para o consumidor final, entregando seus próprios produtos na casa do cliente, agregando valor ao mesmo. Para tanto, a Secretaria de Agricultura oferece ao produtor apoio para construção de vídeos de divulgação dos produtos da propriedade rural, criação de logotipo e de páginas na internet para apresentação dos produtos.

No que tange à avicultura, considerando a dificuldade que os produtores e donos de frigoríficos enfrentam para vender seus produtos, uma vez que o grande consumidor do frango resfriado “tipo de assadeira” se extinguiu com o isolamento social, foi realizada no dia 01 de abril de 2020 uma reunião a fim de traçar estratégias para lidar com o novo cenário econômico. Na presente data esteve o Sr. Antônio Emílio Santos, Diretor Geral da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representando o Secretário Estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz. Na ocasião foi definido que a Secretaria Estadual buscaria ajuda junto à ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) para viabilizar o escoamento da produção, bem como estreitar a proximidade dos produtores e empresários junto à entidade, com o objetivo de alcançarem os supermercados para a venda do frango resfriado, e não limitar as vendas dos frangos aos estabelecimentos tipo “assadeiras”.

Quanto à Secretaria Municipal de Agricultura, definiu-se que daria suporte para a criação de divulgação do “Frango Especial de São José”, a fim de colocar em voga a avicultura do Município, bem como apresentar a qualidade dos seus produtos. O material de divulgação onde o Município se orgulha e destaca a Avicultura pode ser conferido no vídeo logo abaixo.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Sala do Empreendedor se colocam à disposição para auxiliar na construção do marketing digital, com vídeos, logotipos e páginas na internet de forma totalmente GRATUITA, a fim de ajudar produtores, empresários e comerciantes na divulgação e no planejamento do negócio online neste período de crise.

Entendemos também que este é um período crucial para rever custos e processos de produção nas empresas, buscando identificar as forças e as fraquezas do negócio, bem como analisar o comportamento do ambiente externo, do mercado e da economia, buscando identificar as oportunidades e as ameaças. Para isso, a Secretaria se coloca à disposição para realizar esta análise junto aos produtores e empresários, sem deixar de observar a importância do marketing e as oportunidades da comercialização online.