Boletim Prefeitura de Duque de Caxias – COVID-19

0
742

Desde a última sexta-feira (13), a Prefeitura de Duque de Caxias está divulgando orientações, medidas emergenciais e preventivas voltadas para o enfrentamento ao novo Coronavírus, o COVID-19. A ação foi necessária devido ao aumento de casos diagnosticados no Estado e após a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificar a questão como pandemia. O objetivo é manter em segurança a população e evitar a disseminação da doença na cidade. A Prefeitura ressalta que novas medidas têm sido anunciadas praticamente todos os dias e pede a colaboração de todos na preservação da saúde da população de Duque de Caxias.

* Entre as medidas adotadas pela Prefeitura estão a criação de 326 novos leitos na rede municipal de saúde do município, sendo 100 leitos no novo hospital adquirido pela Prefeitura para atendimento específico aos casos de coronavírus na cidade; 56 leitos no Hospital Municipal dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, que devem ser inaugurados em 10 ou 15 dias; 20 leitos na Policlínica Duque de Caxias; 10 leitos de CTI pediátrico no Hospital Infantil Ismélia da Silveira; 40 leitos nas seis UPHs da cidade, com atendimento 24 horas; e 100 leitos na nova Maternidade de Santa Cruz da Serra, que poderão ser usados em caso de necessidade.

* Novos investimentos estão sendo feitos na rede municipal de saúde, em um valor total de R$100 milhões, para prevenção e combate ao Novo Coronavírus.

* Sobre casos suspeitos de Coronavírus, a PMDC informa que até o momento só há um caso suspeito no município. Não há casos confirmados.

* A PMDC esclarece que, sobre o funcionamento das unidades de saúde, foram feitas as seguintes modificações:
– Hospital do Olho Julio Cândido de Brito – Atendimento restrito somente aos pacientes de retorno cirúrgico
– Policlínica Duque de Caxias – Atendimento restrito somente para troca de receita, entrega de medicamentos e pacientes em tratamento oncológico
– Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda – Unidade temporariamente fechada
– Hospital Municipal dr. Moacyr Rodrigues do Carmo – Estão suspensas temporariamente consultas e exames ambulatoriais. Atendimento somente para urgências e emergências. Estamos restringindo as visitas a pacientes hospitalizados
– UPA Beira Mar – Prioridade de atendimentos emergenciais para pacientes sintomáticos respiratórios
– CRAESM (Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher) – Em funcionamento
– CER IV (Centro Especializado de Reabilitação) – Em funcionamento

* A Defesa Civil Municipal está orientando a população, através das sirenes de alerta de chuva nas comunidades, a respeito das medidas a serem tomadas em prevenção ao COVID-19.

* A PMDC pede que a população não compartilhe fake news e só divulgue informações vindas dos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Duque de Caxias.

* A PMDC esclarece que todas as secretarias municipais estão mobilizadas para o combate à disseminação do COVID-19. Seguiremos os protocolos nacionais e internacionais recomendados.

* A PMDC sugere que a população evite locais com aglomeração e superlotação de pessoas. Devem ser evitados, especialmente, locais fechados.

* A PMDC ressalta que pessoas com baixa imunidade devido a problemas de saúde como asma, pneumonia, tuberculose, câncer, doenças renais crônicas e transplantados devem reforçar os cuidados de prevenção ao COVID-19.

* A PMDC informa que o recesso escolar da rede municipal de ensino, previsto para o mês de julho, foi antecipado, a partir de segunda-feira (16/03) e que as unidades estão funcionando em regime de plantão, com atendimento das 9h às 17h.

* A PMDC ressalta que as aulas nas unidades da FUNDEC também estão suspensas pelo mesmo prazo.

* Com relação ao transporte público, a PMDC, através da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Público, informa que uma circular foi encaminhada às empresas que exploram as linhas municipais, determinando a higienização diária dos coletivos e a limpeza ou substituição dos filtros dos aparelhos de ar condicionado. O órgão determinou também que os ônibus das linhas municipais circulem apenas com passageiros sentados. A empresa que não cumprir a determinação poderá ser penalizada, como prevê a concessão da Prefeitura. Sobre as feiras livres, a SMTSP informa que as mesmas ainda estão autorizadas a funcionar.

* A PMDC informa que as unidades da rede municipal de saúde (hospitais, unidades de emergência e atenção básica) estão cientes quanto aos procedimentos a serem tomados em caso de ocorrência da doença no município. Havendo alguma suspeita, as unidades de saúde deverão encaminhá-las ao laboratório de referência estadual, além de notificá-las em até 24 horas.

* A PMDC ressalta que o Departamento de Vigilância em Saúde da SMS solicitou um acréscimo na compra de máscaras descartáveis e álcool gel, para atender às demandas das unidades.

* A PMDC tem feito novas reuniões de capacitação junto à rede municipal de saúde e está desenvolvendo uma campanha de conscientização da população. Através da divulgação da campanha, os moradores estão sendo orientados sobre as práticas de higiene das mãos e a respeito de regras de etiqueta respiratória.

* A PMDC orienta a população para que as pessoas lavem as mãos frequentemente com água e sabão e usem antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, depois de cuidar de pessoas doentes, após ir ao banheiro, antes e depois de comer. Ao tossir e espirrar os cuidados devem ser: cobrir a boca e o nariz, isolar a boca usando os braços ou lenço descartável. As pessoas com sintomas da doença, ao tossir e espirrar, devem evitar usar as mãos. Caso utilizem lenço, o mesmo deve ser jogado fora imediatamente. O ideal é usar lenços descartáveis.