Exposição Chão de Terra  no Centro Cultural dos Correios com artista paulista Ana Francisca Martins

0
104

Com uma pesquisa que perpassa a força da geometria cromática e questões do território e da paisagem, a artista paulista Ana Francisca Martins inaugura a sua primeira mostra individual no Rio de Janeiro. A exposição “Chão de Terra” terá início no dia 23 de novembro no Centro Cultural dos Correios.  A mostra aborda as relações entre o humano e o ambiente, contemplando tanto espaços urbanos quanto rurais por meio de pinturas, fotografias, objetos e instalações.

A curadoria da exposição é assinada pela também artista e curadora Cota Azevedo. “Ana utiliza cores e composições expressivas para estabelecer um diálogo entre esses diferentes cenários, explorando símbolos ligados à habitação e às conexões emocionais com o ambiente. A geometria cromática desempenha um papel fundamental na obra. Os trabalhos apresentam uma poesia visual que convida os espectadores a explorar memórias e a relação entre o ser e o espaço ambivalente que ele ocupa na contemporaneidade”, afirma a curadora Cota Azevedo.

A exposição “Chão de terra” aponta o cruzamento entre diferentes espaços e tempos, inscritos em cada lugar, no campo e na cidade, e o surgimento de diversos suportes e materiais na construção de cidades, é que constitui a paisagem contemporânea. “Revendo meu percurso, percebo que estas questões permearam o meu trabalho desde sempre. O corpo que contempla é o mesmo que se insere neste espaço em busca de um alargamento do olhar, e talvez, de pertencimento. Recentemente meus olhos voltaram-se para as coisas que fazem parte do cotidiano de cada lugar. Tudo o que parece ter nascido ali: um prego, um tijolo ou uma simples tábua apoiada. Tudo está inerte, mas sua presença é um acontecimento, que demarca um tempo e o espaço que o habita”, revela a artista Ana Francisca Martins.

A mostra, que inaugura dia 23 de novembro, fica em cartaz no Centro Cultural dos Correios até 20 de janeiro de 2024. A entrada é gratuita. Classificação livre.

 


SERVIÇO:

Exposição “Chão de Terra” de Ana Francisca Martins

Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro) 

Abertura: 23 de novembro às 16 horas 

Visitação: 23 de novembro até 20 de janeiro de 2024 

Horário: Terça a sábado, das 12h às 19h 

Entrada: Gratuita 

Classificação: Livre 

Informações: (21) 3088-3001 

E-mail: [email protected]