Exposição “Pagadores de Promessas”: Instalação de Cota Azevedo no Centro Cultural Municipal do Parque Glória Maria

0
344

O Centro Cultural Municipal do Parque Glória Maria apresenta a exposição da obra de instalação “Pagadores de Promessas”, uma criação interativa da artista transdisciplinar Cota Azevedo. A mostra estará aberta ao público de 16 de setembro a 15 de outubro e convida os visitantes a explorar as interseções entre arte, religião, política e identidade.

A instalação “Pagadores de Promessas” ocupará a área externa do centro cultural, e utiliza linhas entrelaçadas entre as estruturas já presentes no local, incorporando pequenos gravetos de madeira pintados de dourado, amarrados em nós de corda, criando uma estrutura reminiscente de uma teia. O espaço também conta com uma frase provocativa “Deixe aqui a sua pele”, convidando os visitantes a interagir com a obra não só visualmente, mas também por meio da anexação de materiais diversos.

“Trata-se de uma proposta manifesto cujo objetivo é convidar o público a interagir com a obra de arte, permitindo não apenas o contato visual, mas também a possibilidade de anexar materiais diversos ao trabalho. A ideia é destacar como todas as pessoas são potenciais agentes ativos na manutenção da organização social ou na promoção da transformação ideológica do meio em que estão inseridas”, reflete a artista.  Cota Azevedo, conhecida por suas explorações artísticas que transitam entre disciplinas, traz questões como memória, fragmentação e corpo para suas obras. Com formação em comunicação social, história da arte e curadoria, a artista também incorpora elementos da cultura popular em suas criações.

A exposição “Pagadores de Promessas” busca incitar uma reflexão sobre as estruturas ideológicas da sociedade e o impacto de cada indivíduo na transformação do ambiente em que vive. Ao unir símbolos e mensagens, a obra convida o público a explorar as complexas relações entre religião, política e identidade. “Nas idas e vindas em torno da materialidade, Cota evoca a relação direta do público com a obra, abrindo passagem para outros pensamentos, gestos, movimentos com a arte contemporânea. Um modo de olhar para o mundo numa relação menos bruta, mais sensível. Pagadores de Promessas é um dispositivo aberto em busca de novas conexões”, afirma a curadora da exposição Amanda Leite, fotógrafa, artista visual, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A exposição estará aberta de terça a domingo, das 09h às 16h, com entrada gratuita, classificação livre, e é destinada às pessoas de todas as idades que tenham interesse em explorar as temáticas propostas pela obra de instalação.

Serviço:

A exposição “Pagadores de Promessa”, trabalho de instalação de Cota Azevedo, ocorrerá no Centro Cultural Municipal do Parque Glória Maria, localizado na R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.

A exposição estará aberta de terça a domingo, das 09h às 16h, com entrada livre e gratuita, entre os dias 16 de setembro a 15 de outubro.