Semana Tom Jobim promove diversas ações educativas em escolas municipais, no Rio e Niterói

0
381

De 18 a 28 de setembro, o Instituto Antônio Carlos Jobim irá realizar a edição 2023 da “Semana Tom Jobim – Minha Alma Canta”, programando uma série de ações educativas apostando na formação musical como instrumento indutor e catalisador do processo de desenvolvimento social para crianças e jovens de territórios periféricos (comunidades e favelas). A programação destaca a importância da renovação e multiplicação da obra de Tom Jobim no cenário cultural brasileiro, além da conscientização e promoção dos valores ecológicos – forte aspecto da obra do maestro – além de proporcionar a contemplação dos registros do acervo Tom Jobim, através de visitas na mostra permanente sobre a vida e obra do maestro, localizada na casa do acervo, sede do Instituto. 

No dia 18, abrindo a Semana Tom Jobim, terá a apresentação do “Trio Jobim nas Escolas”, formado por José Staneck (harmônica), Luiz Otávio (teclado) e Jefferson Lescowich (baixo), durante a semana de comemorações dos 169 anos do Instituto Benjamin Constant. Proximamente, será firmado o convênio de colaboração técnica entre o IBC e o IACJ. “A edição de partituras e textos em Braile, gravação de áudios e promoção de atividades em conjunto com o Instituto Benjamim Constant, certamente é um novo e belo caminho para que um maior número de pessoas possa usufruir do universo artístico e pessoal de um dos maiores compositores brasileiros, pioneiro em sua paixão pela natureza”, comenta Aluísio Didier, Presidente do IACJ. 

Nos dias 19 e 20, terá apresentação do Duo Staneck/Léo de Freitas na sede do IACJ para o grupo orquestral e coral do Programa Aprendiz Musical de Niterói, como parte do intercâmbio entre as instituições. Nos dias 25, 26 e 28, será a vez da apresentação do “Trio Jobim nas Escolas” – formado por José Staneck (harmônica), Luiz Otávio (teclado) e Jefferson Lescowich (baixo) – em Escolas Municipais de São Conrado, Penha e Tijuca. 

Além das apresentações, outras ações estão em curso. Com inscrições até 30 de setembro, em parceria com o Instituto Memória Musical Brasileira, haverá o concurso de caricaturas “Este seu Olhar | Homenagem a Tom Jobim”. Artistas de todo o Brasil poderão ter a oportunidade de participar, apresentando suas criações artísticas e concorrendo a prêmios. As 50 melhores obras serão exibidas em uma exposição exclusiva dedicada ao Maestro. Por fim, em novembro, será realizado um musical sobre a vida do maestro que será apresentado no Teatro Municipal de Niterói.

 

Instituto Antônio Carlos Jobim 

O Projeto Manutenção do IACJ se propõe a manter a pesquisa, conservação, inventário e atendimento ao acervo físico e digital do maestro Tom Jobim, assim como a manutenção e atualização do sistema operacional do site, e incremento dos canais de comunicação do Instituto, em especial no Instagram. 

Além do acervo físico e digital de Tom Jobim, o IACJ abriga os acervos digitais de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Paulo Moura e Marieta Severo, através do portal www.jobim.org. Atualmente o Projeto de Manutenção do IACJ desenvolve ações educativas e mantém o repositório do acervo virtual (jobim.org), além de preservar a mostra expositiva sobre a vida e obra do maestro em sua sede, localizada dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

 

PROGRAMAÇÃO “SEMANA TOM JOBIM – MINHA ALMA CANTA”

Dia 18/09 

Apresentação do “Trio Jobim nas Escolas”, formado por José Staneck (harmônica), Luiz Otávio (teclado) e Jefferson Lescowich (baixo), durante a semana de comemorações dos 169 anos do Instituto Benjamin Constant.

 

Dias 19 e 20/09 

Apresentação do duo Staneck/Léo de Freitas na sede do IACJ para o grupo orquestral e coral do Programa Aprendiz Musical de Niterói

 

Dias 25, 26 e 28/09 

Apresentação do “Trio Jobim nas Escolas”, formado por José Staneck (harmônica), Luiz Otávio (teclado) e Jefferson Lescowich (baixo) nas seguintes Escolas Municipais:

EM Lúcia Miguel Pereira – São Conrado

EM João de Deus – Penha

EM Araújo Porto Alegre – Estrada Velha da Tijuca