Faleceu no Rio o escritor e chargista Ziraldo

0
64

Faleceu na tarde deste sábado (06/04), em sua residência, aos 91 anos, o escritor, desenhista, chargista, caricaturista e jornalista Ziraldo, criador dos personagens “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê” e um dos fundadores, nos anos 1960, do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.

O velório será às 10h deste domingo (7) na Associação Brasileira de Imprensa, no Centro do Rio. O sepultamento acontece às 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância. Ziraldo teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”. Iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez…”. Em 1954, passou a fazer uma página de humor no mesmo “A Folha de Minas.

Em 1957, formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Nesse ano, entrou para o time das revistas “A Cigarra” e, depois, “O Cruzeiro”. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.

Nos anos 1960, Ziraldo se tornou autor de histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista brasileira do gênero com um só autor, sobre a “Turma do Pererê”. 

Foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5.

Em 1980 lançou o livro “O Menino Maluquinho”, seu maior sucesso editorial. 

Aos familiares de Ziraldo, nossos sentimentos de pesar.