Exposição poética multimídia “Carta Guardada no Deco-te”

0
130

Durante dois dias, o Ateliê de Arte Jorge Machado, em Copacabana, será palco de uma celebração artística: a exposição poética multimídia “Carta Guardada no Deco-te”. Este é um capítulo do livro “Vozes Guardadas” de Elisa Lucinda, uma das escritoras mais influentes da poesia brasileira contemporânea. Com direção de La-zuli Barbosa, a exposição comemora os seis anos de atividades da Cia. Ciclo Ver e Ler, que ao longo desse tempo realizou uma série de pesquisas e apresenta-ções tendo sempre autores brasileiros como protagonistas.

Com curadoria de Lazuli, que abriu chamada pública nas redes sociais, a “Ex-posição Poética” reunirá um coletivo de artistas mulheres que, através de perfor-mances ao vivo e projeções gravadas no Centro Cultural Laurinda Santos Lo-bo, trarão à vida as palavras de Elisa Lucinda. Esse grupo é composto por artistas multifacetados, de diferentes regiões do Rio e do país, cada uma trazendo sua própria perspectiva e talento para homenagear a riqueza poética de Lucinda.

Esta concepção de “Carta Guardada no Decote” promete uma imersão sensorial onde a poesia, a imagem e a performance se entrelaçam, criando um diálogo profundo entre o texto e o público que acompanhará tudo de perto, lado a lado, vi-vendo e experienciando as cenas que transcorrem no amplo ambiente. “Este espe-táculo não é apenas uma homenagem à obra de Elisa Lucinda, mas também uma celebração do poder transformador da arte e da palavra” , ressalta Lazuli.

A Cia. Ciclo Ver e Ler, desde sua fundação, tem se destacado pelo compromis-so com a diversidade e a inclusão. Nestes seis anos, a companhia não só conso-lidou sua presença no cenário cultural carioca, como também se tornou um farol para novas formas de expressão artística. O público presente  terá a oportunida-de de vivenciar uma ideia de exposição que transcende a simples leitura, mergu-lhando em uma experiência sensível e íntima. “Carta Guardada no Decote – Expo-sição Poética Multimídia” é um convite ao diálogo, à reflexão e à celebração da rica tapeçaria que é a poesia de Elisa Lucinda.

 

A HOMENAGEADA

Elisa Lucinda é uma premiada atriz e escritora reconhecida por sua capacidade de traduzir o cotidiano em poesia, e “Carta Guardada no Decote” é um exemplo subli-me de seu dom narrativo. Este capítulo é uma joia literária que se destaca pela pro-fundidade e pela beleza de sua composição, oferecendo ao leitor uma experiência inesquecível de conexão e introspecção.


O ELENCO
(poesias em cenas filmadas)

Lazuli Barbosa (Socorro) |Sheila Azevedo (Página) | Cristiana Carvalho (O Castelo)
Janamô (Carta Devolvida) | Nathália Araújo (Na Boca da Palavra) | Gabriela Maria
(Carta Guardada) | Maria Dendê (Provocação) | Mariana jacó (Carta no Chão)
Mariana Rodriguez (Delícia Retórica) | Sheyla sena (O Segredo) | Ana Bee (A Coisa)
(cenas presenciais)
Ana Bee | Lazuli Barbosa | Maria Dendê | Mariana Rodriguez |Nathália Araújo


O ESPAÇO

Há 12 anos o Ateliê de Arte Jorge Machado é uma alternativa artística que sai dos padrões tradicionais dos teatros e espaços cênicos. Localizado numa ampla co-bertura em Copacabana, o local oferece a oportunidade para artistas, escrito-res e outros empreendedores de cultura realizarem seus lançamentos, mostras coletivas, exposições e vivências. Dirigido pelo próprio dono Jorge Machado, o Jorgito, o local é um ambiente livre de paredes que oferece diferentes “cenários” criativamente decorados por um mobiliário que foi todo reaproveitado e reformado por ele, que também é cenógrafo e figurinista. “Gosto da sensação de movimentar a arte como um todo, e fazer parte da engrenagem do mercado carioca”, observa Machado.

 

SERVIÇO
Realização: Cia. Ciclo Ver e Ler
Evento: “Carta Guardada no Decote – Exposição Poética Multimídia”
Datas: 9 e 10 de julho de 2024
Horário: 19h30
Local: Ateliê de Arte Jorge Machado
Endereço:Av.N.S Copacabana 723 – Cobertura
Capacidade: 50 pessoas
Entrada: R$50 no local.
Contato para Imprensa: Binômio Comunicação
Atendimento: Marcelo Gusmão 21.96020-7349