Exposição sobre Carolina Maria de Jesus encerra domingo no Museu de Arte do Rio

0
156

Quem quiser conferir a exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros”, precisa ir ao Museu de Arte do Rio até domingo (26). A mostra realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em agosto de 1960. A exposição teve como objetivo apresentar sua produção autoral que incluiu a publicação, em vida, de outras obras. Além de destacar suas incursões como compositora, cantora e artista. A exposição com mais de 400 itens contou com a curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com assistência de Phelipe Rezende.

No dia do encerramento haverá uma ampla programação celebrando a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus. As atividades iniciam às 15h com  a leitura de poemas de Carolina, interpretados pela atriz Cyda Moreno, que já protagonizou a escritora nos palcos. Na sequência está prevista um bate papo com os curadores da exposição e a convidada especial Leda Maria Martins, o encerramento ficará com o pocket show de Didi Assis. As atividades serão gratuitas, no auditório do MAR. Evento sujeito à lotação.

 

PROGRAMAÇÃO: 

15h- Abertura do auditório.

15h30 – Leitura dos poemas de Carolina

16h – Bate papo com a curadora da exposição Raquel Barreto, o curador chefe do MAR, Marcelo Campos e a convidada Leda Maria Martins

17h – Pocket show com Didi Assis

 

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o instituto Odeon passa a auxiliar na correalização da programação. 

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.

A Machado Meyer Advogados e a Icatu, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, também apoiam o MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Museu de Arte do Rio fica na  Praça Mauá, 5 – Centro.

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br