Festival Dança em Foco: confira a programação da segunda semana

0
133

Festival Internacional de Videodança Dança em Foco chega a sua segunda semana de atividades. A programação reúne a última oficina e minicurso da edição, além de rodas de conversa sobre processo criativo, videodança dos corpos pretos, dança para telas e espetáculos. Gratuito, o festival vai até 17 de dezembro, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

A performer multimídia Sarah Ferreira lidera uma oficina única a partir de 12 de dezembro, explorando a criação de vídeos em dispositivos móveis. A abordagem inclui a relação corpo-câmera, aplicativos de edição e a produção de peças de videodança, proporcionando uma imersão nas possibilidades criativas dos celulares. A artista Carmen Luz conduz uma oficina prática e especulativa, “Videodança – Exercício tecno-poético para composição”, unindo profissionais de dança e audiovisual. A proposta envolve interpretação de obras consagradas e criação de novas coreografias para a tela, estimulando a colaboração entre técnicos e artistas.

No dia 13 de dezembro, na Galeria Mezanino, ocorre uma fascinante conversa sobre o processo criativo de “Oxowusi”, com Augusto Soledade explorando a transposição de obras do palco para o cinema. O filme, que une aspectos de iniciação no Candomblé ao conto iorubá, reflete sobre a memória ancestral na vida contemporânea, com mediação de Sarah Ferreira. Em 15 de dezembro, Carmen Luz compartilha sua pesquisa sobre a presença de artistas negres na videodança no Brasil, mediada por Beatriz Cerbino, na Galeria Mezanino.

No Teatro Angel Vianna, a Cia Gelmini apresenta “Pulso”, um espetáculo de 30 minutos que mergulha nas representações do corpo em movimento, explorando a interação entre o bailarino em cena e em tela. “Pulso” reflete sobre a redução do ritmo, conectando o público ao presente e explorando a vulnerabilidade como potência.

A conferência “Danças para, Com e nas telas: espaços-tempos estendidos” com Beatriz Cerbino, no dia 16 de dezembro, na Galeria Mezanino, propõe uma reflexão sobre a dança na tela, considerando as interseções de espaço e tempo. No mesmo dia, a Jorge Garcia Companhia de Dança apresenta “Take 1 a Deep Breath”, um espetáculo que reflete profundamente sobre as relações entre os intérpretes e o espaço cênico, oferecendo múltiplas perspectivas ao público.

 

Outras programações até 17 de dezembro

Além dos diálogos, o festival exibe instalações desafiadoras e destaca a renomada Mostra Internacional de Videodança (MIV), reunindo mais de 90 obras de videodança, com produções inclusivas e mostras itinerantes de festivais parceiros. Três intervenções artísticas notáveis, como “Monólogo de Dois” com Celina Portella e Fernanda Más, “Delirar o Racial” de Davi Pontes e Wallace Ferreira, e “Série Sitiado: Díptico” com Paulo Caldas, Allan Diniz e Angelo William, prometem provocar reflexões sobre corpo, espaço urbano e identidade.

Todas as atividades são gratuitas e os participantes podem se inscrever pelo site oficial do Dança em Foco, onde também encontram a programação completa do festival. A edição de 20 anos ainda oferece mesas redondas, espetáculos e a tradicional Mostra Internacional de Videodança (MIV), com mais de 95 obras de videodança sendo exibidas até 17 de dezembro. O Dança em Foco tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – via Fomento à Cultura Carioca FOCA 2022. 

 

Sobre os organizadores:


Paulo Caldas (Diretor geral) 

Coreógrafo, graduado em Filosofia e formado em Dança pela Escola Angel Vianna. É doutor em Educação e, atualmente, professor dos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará. Sua premiada produção artística envolve espetáculos, instalações e videodanças e já foi apresentada em diversos festivais no Brasil e no exterior. Coorganizou livros pioneiros sobre videodança e dramaturgia da dança. Foi o idealizador do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e atua como diretor artístico desde sua criação em 2003.

 

Leonel Brum (Diretor artístico) 

Curador, LGBTQIAP+ – foi um dos fundadores do Arco-Íris no Rio de Janeiro, em 1993. Ao longo de sua carreira, atuou como artista da dança, professor e diretor dos festivais e mostras articuladas com redes internacionais. Foi diretor do Festival Dança Brasil e dirige o Dança em Foco desde 2003. Dirige também o Laboratório Midiadança (ICA-UFC) e participa de plataformas internacionais como a REDIV – Rede Ibero-americana de Videodança e Redes Confluentes, uma rede que possibilita a difusão nacional e internacional de videodanças. 

  

Regina Levy (Diretora de produção) 

Produtora Cultural independente; formada em Publicidade e Relações Públicas, pós-graduada em Marketing e mestranda em Artes pela FAV –Faculdade Angel Vianna. É cocriadora e Diretora de Produção do Dança em Foco desde sua criação, em 2003. Produziu importantes festivais, e atua regularmente como jurada e parecerista em diversos editais nacionais. Ministra cursos livres em diversas instituições pelo país. 

 

Beatriz Cerbino (Diretora artística convidada) 

Professora da Universidade Federal Fluminense, do curso de graduação de Produção Cultural, no departamento de Artes e Estudos Culturais, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA UFF. É pesquisadora do INCT Proprietas, colaboradora da REDIV – Rede Ibero-americana de Videodança e curadora da mostra de videodança Redes Confluentes. 

  

Sarah Ferreira (Diretora artística convidada) 

Performer, educadora e artista multimídia. Cursou Graduação e Mestrado em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro da Rede Ibero-americana de Festivais Internacionais de Videodança (REDIV). Diretora e curadora da plataforma Videodança+. 

 

Serviço: 

Festival 2023 – Dança em Foco

Local: CCO – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 

Endereço:  Rua José Higino, 115 – Tijuca 

 

Programação: 

 

Minicurso – Dança para celular com Sarah Ferreira (SC)

Local: CCO – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Loft, 2º andar 

Endereço: Rua José Higino 115

Data: 12 e 13 de dezembro (terça e quarta)

Horário: 14h às 18h 

 

Oficina – Videodança – Exercícios tecno-poéticos para composição com Carmen Luz (RJ) 

Local: CCO – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Loft, 2º andar 

Endereço: Rua José Higino 115

Data: 12 a 15 de dezembro (terça-feira a sexta-feira)

Horário: 10h às 13h 

 

Diálogos – Conversa: Oxowusi: processo criativo com Augusto Soledade – mediação de Sarah Ferreira 

Local: CCO – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Galeria, Mezanino 3º andar

Endereço: Rua José Higino 115

Data: 13 de dezembro (quarta-feira)

Horário: 18h30 

 

Conversa: A videodança dos corpos pretos com Carmen Luz – mediação de Beatriz Cerbino 

Local: CCO – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Galeria, Mezanino 3º andar

Endereço: Rua José Higino 115

Data: 15 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 18h30 

 

Espetáculo – Pulso com Cia Gelmini 

Local: Teatro Angel Vianna

Endereço: Tv. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20520-202

Data: 15 de dezembro (sexta-feira) 

Horário: 19h30 

 

Conferência – Danças para, com e nas telas: espaços-tempos estendidos com Beatriz Cerbino 

Local: CCO – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Galeria, Mezanino 3º andar

Endereço: Rua José Higino 115

Data: 16 de dezembro (sábado)

Horário: 17h30 às 19h 

  

Espetáculo – Take 1 a Deep Breath com Jorge Garcia Companhia de Dança 

Local: Teatro Angel Vianna

Endereço: Tv. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20520-202

Data: 16 de dezembro (sábado)

Horário: 19h30

 

Programação completa do festival: https://dancaemfoco.com.br/festival-programacao/#oficinas  

 

Como participar das oficinas:

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOK73e0mEQH6EEaw-KMfEvTjSDqRZYc8pASQ0xm-Syol_jVA/viewform 

Site: https://dancaemfoco.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/dancaemfoco/