“Figurino em Cena” é o tema da Campanha#AulaEmCasa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

0
568

Figurinos dão o visual certo para os personagens de grandes óperas, balés e peças de teatro. Em muitos casos, a roupa é o toque especial para o artista brilhar em cena. Para elaborar estas vestimentas, é preciso muito estudo, desde a concepção, a criação, a pesquisa, até a realização. Todos os detalhes são fundamentais para compor o figurino de quem vai interpretar um papel. Para falar sobre o processo de desenvolvimento de um projeto, o funcionamento da ideia, a confecção, como são os estilos, as cores, texturas, e o que é preciso cuidar na hora de elaborar a roupa, a figurinista de ópera, ballet e teatro, Tânia Agra e o maitre do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro se unem e dão uma aula sobre o “Figurino Em Cena”. Com patrocínio Ouro Vale e Petrobras, a aula será na segunda, dia 27 de julho, às 14h, no Instagram do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (@theatromunicipalrj).

Sobre Jorge Teixeira

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, formou-se em Educação Artística pela Faculdade de Formação Profissional Integrada e em Música pela Escola de Música Villa-Lobos. Completando 33 anos dedicados a dança, e 17 desses anos à frente da Cia. Brasileira de Ballet (CBB). Neste período produziu, dirigiu, e assinou diversas montagens completas, de ballet clássico de repertório, dentre elas: “Don Quixote”, “Giselle”, “O Lago dos Cisnes”, “A Flauta Mágica”, “O Quebra Nozes”, “Noite de Walpurgis” e “Paquita – Gran Pas Classic”. Assinou e dirigiu ainda várias outras grandes produções compostas por trechos de ballet de repertório, ballet clássico e criações neoclássicas/contemporâneas. Sob sua direção a CBB, passou por nove estados do país e mais de 40 cidades brasileiras, a Cia. também brilhou em palcos internacionais, quando se apresentou na Argentina, México, Colômbia, Estados Unidos, Suíça, China e Mônaco. No ano de 2010, Jorge Texeira, dirigiu e assinou a montagem completa do ballet “Don Quixote”, numa coprodução ao Cuban Classical Ballet of Miami, apresentando-se no The Fillmoreatthe Jackie Gleason Theatre, Miam. Em 2012, leva a CBB, a representar o Brasil no karmiel Dance Festival em Israel, seguindo em tournée por sete cidades daquele país. Na Colômbia, apresentou sua versão completa do Ballet “O Quebra Nozes”, na cidade de Medellín, em 2012, e “O Lago dos Cisnes”, em Villavicêncio, em 2013. Desde 2000, tem atuado como professor convidado de diversas companhias profissionais, como: Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cia de Dança Deborah Colker, Ballet Tatiana Leskova, Cia. de Dança da Cidade de Niterói, nesta atuou como coordenador e diretor dos espetáculos da companhia, nos anos de 2014 e 2015 atuou como professor/ensaiador da companhia Ballet Nacional Dell Sódre, Montevideo – Uruguai. A partir de 2007, passou a assinar como coreógrafo da Comissão de Frente de Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), diretor artístico da Cia BEMO, e maitre do Ballet do Theatro Municipal do RJ.

Sobre Tânia Agra:

Tânia Agra é figurinista de ballet, teatro e ópera com mais de 30 anos de trabalhos apresentados. Criou e executou figurinos para Companhias de Ballet como São Paulo Cia de Dança, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cia Brasileira de Ballet, em grandes produções de repertorio vestindo primeiras bailarinas como Ana Botafogo, Aurea Hammerli e Cecilia Kerche. Trabalhou com coreógrafos e diretores como Ben Huys ( NY Citty Ballet ), Mario Galizzi (Teatro Colon), Pier Maestrini( Opera- Italia), Marcia Haydée ( Ballet Nacional do Chile ) e Jorge Teixeira ( TMRJ ). Dedica-se ao estudo sobre o tema e faz um trabalho constante de pesquisa e consultoria sobre o figurino em cena.

Serviço:

Campanha #AulaEmCasa com a figurinista Tânia Agra e o maitre do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Jorge Teixeira em “Figurino em Cena”

Data: 27 de julho – segunda-feira

Live/ aula on-line às 14h

Plataforma: Instagram @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras