FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens – Saideira

0
571

Apelidado de Saideira FIL, fechando a programação 2021, o Festival exibirá em primeira mão o Cine.EMA, uma série de animações voltadas à primeira infância, criadas a partir das poesias do livro “Pô!Ema – poesia de criança”, da escritora catarinense Sandra Coelho, lançado em 2020. As poesias do livro trazem a figura de uma Ema que se alimenta de poemas, elemento de mediação simbólica entre a criança e as poesias. Idealizado e dirigido por Sandra Coelho, a proposta do projeto audiovisual de Santa Catarina é aproximar o universo da infância, vinculado a uma construção poética voltada para crianças ao desenho animado, em uma obra poética de natureza híbrida. Enquanto linguagem contemporânea, solicita a busca de significados e o estabelecimento de relações pela junção da palavra e imagem. A série conta com ilustração e animação de Leandro Maman e trilha sonora original de Priscila Schaucoski e Bruno Andrade.

Logo após a exibição do Cine.EMA, o FIL nos oferece um Ping Pong de relevância extrema, onde a idealizadora do Festival, Karen Acioly, entrevistará Suzanne Lebeau (Quebec- Montreal), uma das mais importantes e atuantes autoras do teatro contemporâneo para crianças e jovens no mundo. A dramaturga escreveu mais de 30 peças teatrais originais, além de adaptações e traduções. É reconhecida mundialmente como figura chave da nova dramaturgia, em que questões de relevância da infância de hoje são colocadas através do olhar da criança. Seus textos fortes e de estrutura dramática ousada e impecável já foram traduzidos para mais de 23 idiomas diferentes. No Brasil, o FIL foi pioneiro em apresentar Suzanne através do espetáculo O “Ogroleto”; vencedor do Prêmio Zilka Salaberry como melhor espetáculo, direção, ator e atriz, em 2009.

Finalizando a programação do dia, às 19h o FIL terá uma prorrogação do Ping Pong, o bate-papo sobre Fake News para Novos Públicos, que abriu a programação do festival no dia 19 de março. O tema voltará à tona com perguntas e repostas entre a Doutora em Comunicação e Cultura, Professora Cristina Rego Monteiro da Luz e o jornalista Gilberto Scofield, diretor de negócios e estratégia da Agência Lupa.

Serviço

FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens – Saideira

Dia 29/03

17h – Lançamento do Cine.EMA – Série de animações

Logo após da exibição, PIng Pong – Entrevista com a dramaturga Suzanne Lebeau

19h – Ping Pong: Fake News para Novos Públicos, com a Doutora em Comunicação e Cultura, Professora Cristina Rego Monteiro da Luz e o jornalista Gilberto Scofield

Local: pelo site www.fil.art.br ou nas plataformas do festival no YouTube e Facebook