Procon Carioca notifica o Nubank a prestar esclarecimentos por instabilidade no sistema 

0
378

Após notícias veiculadas na imprensa, o Procon Carioca, órgão da Prefeitura do Rio, enviou notificação para o NUBANK solicitando esclarecimento sobre problemas no aplicativo. Com um prazo de cinco dias, a empresa deverá explicar, com provas, o que aconteceu no dia 05/10/ 2022 e como os clientes foram afetados.  

Foi noticiada uma instabilidade sofrida no aplicativo da fornecedora nesta data, causando a interrupção de alguns serviços como pix e pagamentos. Além disso, foi relatada por alguns usuários a impossibilidade de acesso ao aplicativo. 

Ainda segundo as notícias veiculadas, a NUBANK esclareceu que tratava-se de uma oscilação por conta de atualizações no aplicativo e informou que a empresa estava trabalhando para resolver a questão, afirmando  que o dinheiro dos usuários estava seguro. 

Considerando a essencialidade do serviço e o decorrente dever de continuidade na prestação desta do mesmo, os agentes do Procon Carioca requisitaram os seguintes esclarecimentos: o que causou a interrupção do serviço? Por quanto tempo perdurou a interrupção no serviço e quando foi regularizado? Quais providências e procedimentos foram adotados pela empresa para a regularização do serviço?  Quais medidas foram adotadas a fim de evitar que a interrupção do serviço ocorra novamente?  Em se tratando de uma instituição financeira exclusivamente online, impossibilitando os usuários de realizar transações presencialmente, quais foram os procedimentos realizados para amenizar os impactos experimentados por aqueles que não conseguiram realizar transações urgentes no período da oscilação? Quantos consumidores registraram reclamações nos canais de atendimento da notificada? 

“O Procon Carioca está atento para que consumidor não seja prejudicado na prestação do serviço, na forma que ditam as normas do Código de Defesa do Consumidor”, afirma o diretor executivo do instituto, Igor Costa. 

Para qualquer caso que demonstre desrespeito às leis consumeristas e que possa trazer prejuízos ao consumidor, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor  atua e toma providências.   Para quaisquer dúvidas ou reclamações, o cidadão pode acionar os canais de atendimento do órgão.

Canais de atendimento do Procon Carioca

 

 Telefone: (21) 2976-6853

 Portal: proconcarioca. prefeitura.rio

 Instagram @proconcariocaoficial

 Facebook /Twitter: @proconcarioca

 Agência 1746: Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti, 455, Cidade Nova. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.