FLIR – Festa Literária do Renascença – estreia comemorando os 70 anos do Clube celebrando a Literatura Negra

0
1236

O Renascença Clube, último quilombo urbano da Cidade do Rio de Janeiro, acaba de completar 70 anos de resistência na história sempre buscando que os afrodescendentes se organizem para terem direito de serem eles mesmos em todos os lugares. Assim, celebra a data, no ambiente virtual, com a primeira edição da Festa Literária do Renascença nos dias 20 e 21 de março, das 16 às 21 horas, misturando música, arte e cultura.

Valorizar a diversidade e celebrar o protagonismo negro são objetivos da FLIR que vai poder ser apreciada no Brasil inteiro, através do Youtube.

Com realização do Renascença Clube, o Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam dois dias de cultura e entretenimento.

Um ponto alto da programação são as rodas de conversa com falas, leituras e escritas de negros e negras para celebrar a palavra viva no papel. No dia 20/3, o tema “Oralidade – Musicalidade – Comunitarismo – Ludicidade: Poéticas de Encantamento” será debatido pelas escritoras Aza Njeri que é pós-doutora em Filosofia Africana e pesquisadora da África e afro diáspora; e, Lu Ain-Zaila, escritora afro futurista, ativista social e pedagoga. Como mediadora, a arte griot e multiartista carioca Aretha Sadick. No dia 21/3 o tema “Mandingas e outros Patuás: Há Filosofia nas Encruzilhadas” será debatido por Nei Lopes – compositor, cantor, estudioso das culturas africanas e escritor que já publicou mais de 40 livros de diversos gêneros e foi duas vezes ganhador do Prêmio Jabuti – e pelo escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro, Otávio Júnior. A mediação fica com o ator Nando Cunha. Curadoria de Selma Maria, escritora, professora, feminista e pesquisadora de literatura negra brasileira. O site da FLIR permanecerá no ar durante todo o ano atuando como instrumento de divulgação e lançamento de livros, uma iniciativa para difundir a cultura negra.

A exposição da fotógrafa documentarista Thais Alvarenga revela personalidades significativas para o dia a dia do local em que estão inseridas, no caso, na Grande Tijuca, e sua relação com o Renascença Clube partindo mais de uma perspectiva antropológica de valorização territorial. Os fotografados são personagens anônimos, pessoas que animam e colorem a dança das dinâmicas sociais em um circuito de afetos: do vendedor ambulante à líder comunitária, do músico à educadora. A exposição poderá ser acessada através do link da página: https://flir2021.wixsite.com/inicial.

As rodas de samba serão online podendo ter número limitado de convidados presenciais. No dia 20/3, às 18h, o Grupo Confraria Carioca apresenta repertório eclético interpretando Chico Buarque, Baden Powel, Djavan; às 19:30h, o mineiro Toninho Geraes, que representa a união de sotaques brasileiros, vai variar temas e ritmos. No dia 21/3, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o Grupo Kuxixo canta a negritude e, às 19:30 h, apresentação do Grupo Galocantô, com o melhor do samba de mesa.

Ainda, exposição de produtos afros criados por empreendedores negros, que terão suas artes e lojas divulgadas nas redes sociais do Renascença Clube. Assim, eles contarão com um público mais amplo que terá acesso às obras online podendo adquiri-las através das redes sociais do Renascença Clube.

 

SERVIÇO

FLIR – 1ªEdição (Online)

Data: 20 e 21 de março de 2021

Hora: das 16h às 21h

Locais

Youtube: TV RENA

Facebook: Renascença Clube

Instagram: @renascencaclube