Governador Pezão assinou Tombamento do Cais do Valongo, no Rio

0
1255

O governador Luiz Fernando Pezão participou nesta segunda-feira (05/11), da abertura da exposição “Cartografia da Africanidade Fluminense”, na Casa França-Brasil. Durante o evento, assinou o tombamento do Cais do Valongo, patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro e principal porto de entrada de escravos africanos no Brasil.

O Sítio Arqueológico Cais do Valongo, na Região Portuária do Rio, se tornou patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro em outubro de 2017, após lei sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado.

O Cais foi o principal porto de entrada de escravos no Brasil na primeira metade do século XIX. Estima-se que desembarcaram ali mais de

500 mil africanos. Em 1843, o lugar foi remodelado para receber a noiva do imperador, Teresa Cristina de Bourbon, e passou a se chamar Cais da Imperatriz. Com as reformas urbanísticas da cidade do início do século passado, a área foi aterrada, sendo descoberta durante as escavações das obras de revitalização da Região Portuária. Em junho, o local foi declarado pela Unesco patrimônio histórico da Humanidade.