Governador sanciona lei que inclui Festival de Sanfona no calendário oficial de festas

0
224

Agora é lei: o Festival de Sanfona e Sertanejo de Carabuçu, quarto distrito de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte Fluminense, passou a integrar o calendário oficial de eventos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O tradicional evento, que este ano terá mais uma edição entre 12 e 17 de julho, será comemorado no mês de abril, conforme texto do Projeto de Lei nº 4288/2021, sancionado pelo governador Cláudio Castro, conforme publicação do Diário Oficial desta segunda-feira (30/05).

O evento atrai milhares de pessoas anualmente no calçadão do distrito e é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo de Bom Jesus do Itabapoana, com apoio da comissão de festas local. A ideia do festival nasceu na Festa de Carabuçu em 2014, como mais uma opção para gerar emprego e renda no distrito.

Para transformar a proposição em lei, o governo do estado levou em consideração o grande potencial turístico que o evento representa para o distrito de Carabuçu. De acordo com as autoridades locais, o festival, além de atrair cantores e músicos do mundo sertanejo, também é um promissor revelador de talentos e fonte de recursos que geram empregos e renda ao município.

A programação deste ano ainda será divulgada oficialmente. Nas últimas edições, o Festival de Sanfona e Sertanejo teve entrada franca, com a presença de turistas fluminenses e de outros estados. A nova lei preserva ritmos como a moda de viola, forró country e o chamado “forró didoido” –  versão mais acelerada.