Governo do Rio lança mapeamento para Pontos de Cultura do Estado

0
117

Em comemoração aos 20 anos da Política Nacional do Cultura Viva, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) realiza na próxima segunda-feira (17/6), às 14h, na Biblioteca Parque Estadual – Centro, um grande encontro com os representantes dos Pontos de Cultura de todo o território fluminense. A iniciativa tem como objetivo mapear e coletar informações sobre os coletivos e instituições, visando o desenvolvimento de políticas públicas efetivas voltadas à área. A expectativa é de um investimento em torno de R$ 25 milhões neste ano.

O evento contará com bate-papo com agentes culturais, debate sobre metas e explicação sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e Sistema Desenvolve Cultura. Para participar, será necessário realizar inscrição prévia através de formulário online.

“Acreditamos que o mapeamento irá resultar em indicadores importantes para o entendimento do cenário da Rede Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura. Isso contribui para o fortalecimento, a valorização e a promoção de ações conjuntas em prol da rede como um todo. É um trabalho de continuidade que estamos realizando desde o início da gestão”, explica a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. 

O mapeamento, promovido pela Assessoria de Cultura e Sociedade, consiste no diagnóstico das situações atuais dos integrantes da Rede Cultura Viva – RJ, que engloba todos os Pontos de Cultura cadastrados. A aproximação com as instituições visa, também, migrar toda essa rede para a plataforma Desenvolve Cultura, facilitando a coleta de dados para a criação de editais e outros tipos de mecanismos de fomento.


Sobre o Sistema Desenvolve Cultura

A ferramenta já é utilizada para inscrição de projetos e comunicação com proponentes da Lei de Incentivo à Cultura e dos editais realizados pela Sececrj. A plataforma foi atualizada para receber o mapeamento dos Pontos de Cultura do Estado e deve ser acessada pelos seus representantes entre os dias 18 de junho e 18 de julho, no site http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura.

O levantamento destina-se a toda instituição ou coletivo, estabelecidos obrigatoriamente no Estado do Rio de Janeiro, já certificadas, e que compõem a Rede Cultura Viva. Atualmente, estima-se que hoje, a Rede tenha aproximadamente 440 instituições.


Serviço

Data: 17/06
Horário: 14h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Auditório Alcione Araújo
Link para inscrição no evento: https://docs.google.com/forms/d/1JykIhb8azczg_c6FNs3Y1EFyZg-cFwZ5ubxpqUL87To/viewform?edit_requested=true
Em caso de dúvidas, podem encaminhar e-mail para: [email protected] ou 2216-8500 (ramal 371)