Historiadora lança livro sobre as controvérsias e os estereótipos impostos a D. João VI – Niterói

0
102

O livro “D. João VI: um rei e muitas controvérsias” será apresentado ao público niteroiense. O lançamento da obra, de autoria da historiadora Ismênia Martins, ocorre no dia 24 de agosto (quarta-feira), no Museu do Ingá, às 17h. A entrada no evento é gratuita.


Em “D. João VI”, Ismênia promove um estudo desse personagem e espera contribuir para superar os binarismos que envolvem a análise de D. João VI. Com esse objetivo, a obra está dividida em três partes: As controvérsias; Trabalhadores escravos e livres no Brasil joanino; e D. João VI: entre o Brasil e Portugal.

Indagada sobre a existência de obstáculos no percurso de criação da obra, a autora responde que o grande obstáculo que teve que vencer para finalizar o livro foram as doenças sucessivas enfrentadas nos últimos dois anos. “Sempre que achava que ia morrer lembrava que tinha de terminar o livro e agora que está sendo publicado já estou pensando em novos projetos”, explica.

Ismênia, que se diz “uma historiadora octogenária para quem o elixir da juventude é a sala de aula e novos projetos de pesquisa”, esclarece que o livro foi escrito a partir de manuscritos e avisos do gabinete de D. João VI, da iconografia e dos relatos de viajantes. “Trata-se de uma obra voltada para todos os públicos interessados em História que pretende iluminar aspectos da trajetória de D. João VI, do Rio de Janeiro de seu tempo.”

SOBRE A AUTORA

Ismênia de Lima Martins é Professora Emérita da Universidade Federal Fluminense. Licenciada em História pela UFF, é Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Ex-presidente da Associação Nacional de Professores de História e ex-coordenadora de Editoração e Acervo da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), integrou o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e a Comissão de Altos Estudos do Programa Memórias Reveladas da Casa Civil da Presidência da República. Atualmente, compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFF, integra a coordenação do projeto Portugueses no Brasil, em cooperação com o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) da Universidade do Porto, e é coordenadora do Projeto Entrada de Imigrantes no Brasil, Listagem de Vapores, Arquivo Nacional, BNDES. Presidente da Associação Cultural do Arquivo Nacional e Sócia Honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

SERVIÇO:

Lançamento do livro “D. João VI: um rei e muitas controvérsias”, de Ismênia Martins.
Quando: 24 de agosto (quarta-feira), às 17h.
Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, conhecido também como Museu do Ingá – Rua Presidente Pedreira, 78 – Ingá – Niterói
Evento gratuito

Para entrar em contato e obter mais informações, ligue (21) 98382.9833 ou envie e-mail para editoraproprietas@gmail.com, aos cuidados de Alan Dutra. Também é possível escrever para: ascom@proprietas.com.br e enviar mensagem para (84) 98784.6266.