Inscrições Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2020

0
250

No dia 22/07, a Fundação Biblioteca Nacional abriu inscrições para o seu Prêmio Literário, edição 2020. As inscrições permanecem abertas até 04 de setembro e devem ser feitas, exclusivamente, no site: http://premioliterario.bn.gov.br/

Concedido anualmente, desde 1995, o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no período de 1º de maio de 2019 a 30 de abril de 2020, no Brasil, em língua portuguesa. Em 2020, o Prêmio prevê oito categorias distintas: poesia, romance, conto, ensaio literário, ensaio social, tradução, literatura infantil e literatura juvenil. Cada um dos premiados recebe quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

Em virtude dos efeitos da pandemia de Covid-19, verificou-se a inviabilidade de manter a categoria Projeto Gráfico com a adoção estrita do modelo de inscrição por meio de plataforma eletrônica. A análise das obras nessa categoria requer substancialmente a análise dos livros como produtos físicos, aos quais a comissão julgadora teria acesso apenas por meio postal. Dessa forma, excepcionalmente neste ano, o Prêmio não incluirá a categoria Projeto Gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães. Em 2021, a categoria será readmitida após o restabelecimento da capacidade operacional para recebimento e encaminhamento dos exemplares físicos.

Para participar, as obras devem preencher as seguintes condições:

– Estar em primeira edição;
– Terem sido publicadas e impressas no período de 1º de maio de 2019 a 30 de abril de 2020;
– Terem sido escritas em língua portuguesa;
– Terem sido publicadas por editoras brasileiras;
– Estar em conformidade com a Lei do Depósito Legal (Lei nº 10.994, de 14 de dezembro de 2004);
– Possuir número de registro ISBN (International Standard Book Number) válido no Brasil.


Acesse o Edital: https://www.bn.gov.br/edital/2020/edital-publico-premios-literarios-fundacao-biblioteca