JB em Folhas e Histórias reúne moradores e artistas para falar dos 25 anos do Circuito ds Artes do Jardim Botânico

0
203

O JB em Folhas e Histórias está de volta. O projeto, que tem como objetivo contar a história do bairro do Jardim Botânico através das memórias de seus moradores, estará presente no Circuito das Artes do Jardim Botânico nos dias 19 e 26 de agosto, sábado, às 15h, no Espaço Sauer Danças. Desta vez, o foco será a história do Circuito, que está completando 25 anos.  A jornalista Chris Martins, editora do JB em Folhas, jornal do bairro, vai mediar uma roda de conversa com artesãos, personalidades e moradores. No dia 19 os convidados são o artista plástico Claudio Castilho, o repórter de gastronomia Pedro Landim e a pintora Anna Luiza Trancoso.  Já no dia 26, quem marca presença é o ator Gustavo Falcão, a florista Fabiana Pomposelli e a ceramista Sonia Saraiva, todos moradores e com ateliês no bairro. 

Na pauta, muitas lembranças do começo do Circuito, de como ele foi crescendo, o público que circulava pelas ruas do Horto e o quanto isso ajudou a região a ganhar um perfil artístico; as vans que rodavam e as mudanças que aconteceram na região nestes últimos 25 anos. Uma das principais foi a gastronomia, como Pedro Landim pretende comentar, já que além de morador há 28 anos, ele também costuma circular pelos restaurantes da região atrás de novidades para a revista Veja Rio, onde escreve sobre o tema. 

– É importante resgatar a história do nosso bairro e nada como os próprios moradores para amarrar este enredo, através das suas memórias. Vai ser uma deliciosa viagem no tempo. – afirma Chris Martins, responsável pela curadoria do encontro.

 

SOBRE O JB EM FOLHAS E HISTÓRIAS 

O JB em Folhas e Histórias é uma série promovida pelo JB em Folhas, publicação on-line do bairro do Jardim Botânico que este ano completa 20 anos de circulação pela região entre Humaitá e Gávea, passando pelo JB, Horto e parte da Lagoa. Contemplado, em 2021, pelo prêmio Ações Locais, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, o projeto foi desenvolvido durante a pandemia e resultou em três programas, com 20 minutos cada, exibidos no canal do JB em Folhas no YouTube. Entre os convidados que participaram da série estão a cantora Fernanda Abreu, a museóloga Ana Cristina Vieira, a diretora do Tablado, Cacá Mourthé, a designer de biojoias Maria Oiticica e o artista plástico Xico Chaves, entre outros.  Em 2022, o evento teve uma edição especial na Livraria Janela, no JB, com foco em compostagem e meio ambiente.

 

Serviço:

JB EM FOLHAS E HISTÓRIAS NO CIRCUITO DAS ARTES JB

DIAS 19 E 26 DE AGOSTO – 15H

SAUER DANÇAS – RUA LOPES QUINTAS 576 – JARDIM BOTÂNICO

DIA 19 – Claudio Castilho |Anna Luiza Trancoso | Pedro Landim

DIA 26 – Gustavo Falcão | Fabiana Pomposelli | Sonia Saraiva

Mediação: Chris Martins

ENTRADA FRANCA