Macaé – Hemoterapia precisa de doadores de sangue do tipo O positivo

0
610

O Serviço Municipal de Hemoterapia, da Secretaria de Saúde de Macaé, está precisando de doadores de sangue do tipo O positivo. Os interessados em fazer a doação devem procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, apresentando um documento pessoal e original com foto. Podem doar as pessoas saudáveis, entre 18 e 60 anos de idade, acima de 50Kg, devendo estar alimentadas e evitar a ingestão de alimentos gordurosos pelo menos três horas antes da doação. A Hemoterapia funciona à Rua Dr. Bueno, 40, ao lado do Hospital São João Batista, no Centro, e conta com o ato voluntário de quem entende que doar sangue é um gesto de amor e pode salvar vidas.

A gerente da Hemoterapia, Rosângela Murta, informou que, neste momento, o estoque crítico é de O positivo, mas os doadores em geral podem procurar o serviço, que atende diariamente pessoas de todos os tipos sanguíneos. O objetivo é que o estoque fique abastecido o tempo todo.

“Precisamos sempre manter o estoque ideal para atender a população da melhor forma e abastecer as unidades de saúde, principalmente, o Hospital Público Municipal, referência no atendimento de emergência”, enfatizou Rosângela Murta. Segundo ela, a Hemoterapia de Macaé é referência para cidades vizinhas como Quissamã e Conceição de Macabu.

Murta destacou, ainda, que os profissionais que fazem o atendimento seguem o protocolo das medidas de biossegurança devido ao coronavírus. A população pode doar sangue tranquilamente e, em caso de necessidade, pode entrar em contato com o Serviço também pelo telefone (22) 2796.1756. A Hemoterapia está vinculada à Secretaria Municipal Adjunta de Alta e Média Complexidade.

Importância de doar sangue

O sangue doado é indispensável para pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas e para que pacientes com doenças crônicas graves possam viver mais tempo e com mais qualidade de vida. Além disso, o sangue é vital para tratar pessoas feridas em situações de emergência como acidentes ou calamidades.

O tipo O positivo, que está com estoque crítico na Hemoterapia de Macaé, pode doar para A+, B+, O+ e AB+; e pode receber doação de O+ e O-, o que significa que o doador pode contribuir para salvar muitas vidas.