Morre Labouré Lima, editora-chefe de uma das Editoras mais antigas de Niterói

0
117

Faleceu, nesse domingo (18/02), Maria Labouré Almeida Lima Ribeiro, 71 anos, fundadora da Muiraquitã, uma das editoras mais antigas de Niterói, voltada a priorizar escritores da cidade. Com centenas de títulos publicados desde que abriu as portas em 22 de setembro de 1991, a editora era motivo de orgulho e realização para a ex-modelo e atriz, que encontrou nos livros sua verdadeira vocação. Católica fervorosa, Labouré acreditava que quanto mais pessoas pudesse ajudar a realizar seu sonho em ver sua obra publicada, mais feliz seriam. Assim ela caminhou por volta de 20 anos à frente da Muiraquitã. Pela editora passaram mais de 400 autores e suas obras. Todas assinadas pelo maior sentimento que Labouré carregava, o amor pela literatura.

Durante um período trabalhando em programas de TV na década de 70, como “Moacyr Franco Show”, “Chico City” e “Faça Humor, Não Faça Guerra”, a então bela jovem de olhos verdes foi convidada  a visitar a editora da Enciclopédia Britânica pela mãe de uma colega de elenco, que trabalhava lá, e foi então tomada pelo universo editorial, de onde nunca saiu.

Labouré, muito querida entre escritores e artistas, era membro de diversas instituições literárias de Niterói. A editora, escritora e poetisa passava uma temporada no Ceará, onde residem suas filhas, genro e neta. Ela será cremada na cidade.

Dia 8 de março suas filhas, amigos e autores farão uma homenagem a Labouré em Niterói. O local ainda será definido.