“O Amante”, do dramaturgo Harold Pinter, do “Teatro do Absurdo”, na Sede da Cia dos Atores, na Lapa

0
249

Escrito em 1962 pelo dramaturgo inglês Harold Pinter (1930-2008), Prêmio Nobel de Literatura (2005) e um dos principais nomes mundiais do chamado “Teatro do Absurdo”, o espetáculo “O Amante” ganha nova montagem e estreia no Rio de Janeiro na Sede da Cia dos Atores (Escadaria Selarón), no próximo dia 18 de agosto, sexta, com direção e tradução de Victor Grimoni. 

Estrelando o elenco estão os atores Mony, Leandro Moura e João Leite. O projeto conta com incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio do Edital do Lei do ISS 2022 e inclui apoio institucional da Fendercare Marine Brasil.

“O Amante” contrasta a domesticidade burguesa com o desejo sexual. Fala sobre aparências que nos impedem de usufruir uma vida plena. Não em forma de um julgamento ou uma crítica à sociedade livre, mas uma denúncia da falta de comunicação, da simplicidade e espontaneidade perdidas de um amor que só conseguem ressurgir na forma de uma fantasia. “Vivemos em tempos de redes sociais, onde as mais variadas formas de comunicação estão disponíveis, mas são usadas em grande parte para sustentar falsas aparências, em vez de traçar relações
genuínas. A peça fala exatamente sobre isso… Como essas máscaras nos impedem de viver plenamente”, observa o diretor Victor Grimoni.

“Nossa montagem narra a desconstrução das aparências e camadas, revelando o pudor social em busca da realização e prazer verdadeiros. Vemos um típico casal estilo britânico, que pouco se toca ou relaciona. Aos poucos, vamos percebendo que existem muito mais palavras não ditas e ações não concretizadas do que o aquilo que se apresenta”, continua Grimoni.

O texto é onde assenta-se a construção do jogo teatral entre as personagens, nunca permitindo a revelação plena do mistério. A cenografia do espetáculo, assinada por Marieta Spada, convida para a sobriedade da residência do casal, com tons mornos, assim como é a vida deles. Aos poucos, as mudanças no espaço anunciam a grande desordem em que se transformou a relação. Idealizador do projeto, Victor Grimoni, que também é ator e estará no ar como príncipe filisteu na superprodução Reis, na 8a temporada da série da TV Record, chama a atenção para a praticidade do espetáculo no sentido de que é fácil adaptá-lo para ser encenado em outras praças pelo Brasil: “Em se tratando de um espetáculo com uma equipe enxuta e cenário minimalista, é fácil viajar para outros lugares permitindo que mais pessoas possam experienciar o espetáculo”, anima-se o diretor.

 

Ficha Técnica:

Realização: Centro de Investigação Artística (CIA)

Texto: Harold Pinter

Direção e tradução: Victor Grimoni

Elenco: Mony, Leandro Moura e João Leite

Assistente de Direção: Gabi Soledade

Produção: Eduardo Segura

Cenografia: Marieta Spada

Iluminação: Paulo Denizot

Figurino: Dani Lima

Comunicação Visual: Agência Orca

 

Serviço:

O Amante

Sede da Cia dos Atores

Escadaria Selarón

Rua Manuel Carneiro, 12, Santa Teresa

Apresentações dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de agosto e dias 1, 2 e 3 de setembro

Horários: sextas e sábados. Às 20h, e domingos, às 19h.

Ingressos: R$ 60,00 (inteira)/ R$ 30,00 (meia)

Link para vendas: https://tinyurl.com/oamante-ciadosatores