Parceria firmada entre Renascença Clube e Secretaria de Assistência Social para qualificação de mulheres em situação de risco social

0
132

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Renascença Clube firmam parceria nesta segunda-feira, 14/2, para qualificar em empreendedorismo mulheres dos Morros do Andaraí, Borel, Macacos e Salgueiro. O objetivo é criar novas oportunidades de trabalho e renda, tendo como foco a economia criativa da cultura afro-brasileira e as práticas de cooperativismo e associativismo. A parceria será lançada às 18:30h, durante o tradicional Samba do Trabalhador.

Os produtos e serviços das mulheres empreendedoras já têm local certo para serem oferecidos e comercializados: nas feiras, na loja virtual e nos eventos do Renascença Clube que acontecem ao longo do ano; nas feiras organizadas pela Prefeitura do Rio; e, em diversas plataformas de vendas e-commerce.

A ideia é capacitar 60 mulheres moradoras em áreas com grande vulnerabilidade social que se localizam na Grande Tijuca, em especial no bairro do Andaraí. “A situação piorou com a pandemia e temos que criar novos formatos de empreendedorismo sustentável. Essa parceria quer apoiar e valorizar mulheres afrodescendentes”, afirmou a Secretária Municipal de Assistência Social, Laura Carneiro. Essas mulheres ficarão aptas a montar e gerir seus próprios negócios.

A capacitação será composta por dois módulos – “Mentorias de Negócios” e “Empreendedorismo e Gestão Empresarial através de Oficinas” – incluindo temas como finanças, marketing, ferramentas digitais, mídias digitais e gestão da marca. Também serão realizadas rodas de conversas sobre casos de sucesso nas áreas de gastronomia, moda, beleza, arte, artesanato e serviços terapêuticos. Essas atividades vão acontecer de forma híbrida: on-line e/ou presencial, na sede do Renascença Clube.

Serviço

Dia: 14/2

Hora: 18:30h

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí, Zona Norte do Rio)