“Procissão de Todos os Santos” com a “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades” na Zona Portuária do Rio  

0
160

A Procissão de Todos os Santos promete agitar a Zona Portuária do Rio de Janeiro como acontece desde 1999 fazendo parte do “Calendário Cultural” da “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades”. Saída do cortejo às 18h da Praça Mauá com a participação do público, passando pelo Cais do Valongo, até a Praça da Harmonia.

São mais de 40 anos dedicados à arte pública no município do Rio com programação diversa e especial à população carioca, sob a coordenação da diretora artística Ligia Veiga. Não é à toa que a “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades” é vencedora do 33º Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Energia que vem da Gente”.

– A tradicional Procissão de Todos os Santos é realizada anualmente no dia 1º de novembro. A ideia nasceu desta alma sacroprofana que opera no teatro, que quer o rito como passagem. Uma manifestação artística, pacífica e integradora onde figuras representativas das diferentes tradições são apresentadas por atores e dançarinos – conta Ligia.

Artistas com seus estandartes e tocando instrumentos musicais que acompanham os cânticos sagrados e profanos animam a “Procissão de Todos os Santos” que apresenta figuras marcantes das diferentes tradições culturais e religiosas no Brasil. “Os atores, dançarinos e músicos em pernas de pau vestem figurinos de santos, anjos, orixás e divindades, especialmente criados para a ocasião” – ressalta.

O “Calendário Cultural da “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades” é patrocinado pela  Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Comprometida com a memória dos saberes ancestrais de um território em disputa, a Companhia está sediada desde 2007 na Gamboa, ocupando durante o ano as ruas e praças com espetáculos, intervenções, cortejos, procissões, cheganças. “Junto aos alunos, comunidade e artistas locais criamos os Autos de Resistência, Óperas Populares, Autos de Natal, desfiles de carnaval e tantas outras ações”.

A Companhia é dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos.  Seus espetáculos, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo, são inspirados nos antigos atores populares, inscrevendo-se como “Ópera Popular”, afirmando o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação.

As ações do Calendário Cultural visam manter o trabalho coletivo praticado nas ruas, resinificando a potência da arte pública na cidade. Ao mesmo tempo, contribuem para o reconhecimento e a importância das políticas públicas voltadas às produções artístico-culturais de rua, garantindo o direito da população em geral à fruição das artes em espaços púbicos.

Todas as atividades são apresentadas gratuitamente em ruas e praças, tornando acessível ao público em geral e, ao mesmo tempo, fomentando as atividades artístico-culturais junto à cidade e à comunidade local.

PROGRAMAÇÃO

1º NOV – PROCISSÃO DE TODOS OS SANTOS

Praça Mauá – Cais do Valongo – Praça da Harmonia

20 NOV  – CHEGANÇA DO ALMIRANTE NEGRO

Praça Mauá

17 DEZ –  AUTO DO BELO AMOR

Praça da Harmonia

Mais informações

Siga nossas redes @ciademysterios

Serviço

TEATRO

1.º de novembro, quarta-feira

Procissão de Todos os Santos

Com a “Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades”. Participação do público no cortejo.

Concentração: 17h na Praça Mauá (MAR)

Saída às 18h, passando pelo Cais do Valongo, até a Praça da Harmonia, sede de Arte Pública Carioca.

Classificação: livre