Projeto Leiturinhas chega em sua 3ª edição no Centro Cultural Espaço Tápias

0
91

A terceira edição do Projeto Leiturinhas apresenta, no Centro Cultural Espaço Tápias, o livro “Por quê???”, de Diana Herzog e ilustrações de Ana Cardoso. Os alunos do curso de Teatro do Espaço Tápias e do Projeto Engenho das Artes, de 5 a 12 anos, juntamente com o professor Marcelo Cavalcanti, ocuparão o palco para a leitura dramatizada do livro e ainda haverá um encontro com a atriz Joana Lerner, que encenou a peça homônima ao livro. Será no dia 21 de abril, domingo, às 15h, com entrada gratuita, mas é preciso retirar a senha com antecedência, na bilheteria do Centro Cultural. O acesso estará sujeito à lotação do espaço.

Sobre o livro

Inspirado na peça de teatro homônima, este livro traz as aventuras de três crianças cheias de questionamentos, Chizalum, Nora e Tomás, que encontram uma carta voadora e iniciam uma jornada fantástica na qual descobrirão a importância de suas forças e fragilidades. Repleta de ilustrações e numa narrativa envolvente, “Por quê???” é uma história que incentiva a liberdade, a igualdade e a superação de estereótipos.

A partir de uma pesquisa multidisciplinar sobre o livro Para educar crianças feministas: um manifesto, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie – envolvendo artistas, psicólogos, educadores e rodas de conversa com crianças –, o livro traz um olhar antirracista, reconhecendo a importância da história e da ancestralidade das pessoas afro-brasileiras. “Por quê???” é uma celebração da riqueza que há na diversidade inerente aos seres humanos.

 

Sobre as autoras

Diana Herzog é atriz, diretora e dramaturga de teatro, concluiu o curso de Teoria do Teatro na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com uma monografia e pesquisa cênica que tinha como foco, a personagem Nora, da peça “Casa de Bonecas” de Henrik Ibsen. Foi nesse momento que percebeu, que assim como a Nora, também havia sido tratada como uma boneca a vida toda. E que a desigualdade que existe entre meninos e meninas começa já dentro da barriga da mãe. Passou então a pesquisar e fazer arte, acreditando que o mundo pode ser transformado com trabalho de formiguinha.

Ana Cardoso é artista gráfico graduada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lançou seu primeiro quadrinho independente – We Pet –, no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) em 2015 e o quadrinho “Quando Você Foi Embora” na CCXP, em 2018, pela Balão Editorial, indicada ao prêmio HQMIX e Cubo de Ouro. Em 2021 foi convidada pelo editor Sidney Gusman para produzir a Graphic MSP “Mingau – Apego”, lançada em 2022. Ilustrou livros infantojuvenis para grandes editoras e desenvolveu trabalhos publicitários para o banco ITAÚ, Telecine e Fanta.

 

Projeto Leiturinhas

O Projeto Leiturinhas pretende desenvolver o interesse das crianças pela atividade da leitura e do conhecimento de novos autores. “Queremos colaborar com a formação de plateia de espetáculos culturais, não só de literatura, mas de várias linguagens artísticas. Em cada edição, a abordagem vai trazer atividades diferentes de acordo com o autor e a temática do livro. Além da leitura dramatizada, teremos inserções musicais do universo infantil”, destaca a diretora do Centro Cultural, a coreógrafa e bailarina Flávia Tápias. 


Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias   

O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.  

Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré” conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.

 

Serviço:

Projeto Leiturinhas

Livro “Por quê???”, de Diana Herzog e ilustrações de Ana Cardoso – Leitura dramatizada + tarde de autógrafos 

Local: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias

Endereço: Av. Armando Lombardi 175 – 2º andar – Barra da Tijuca

Data: 21 de abril – domingo

Horário: 15h 

Duração: 50 minutos

Entrada Gratuita 

Classificação etária: Livre

https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias