Projeto ‘Social + Presente’ leva serviços à capital fluminense neste sábado (21/08)

0
85

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro lança neste sábado, 21, o Projeto Social + Presente, cujo objetivo é levar um mutirão de serviços à população. O projeto, em parceria com a Fundação Leão XIII, Fundação Santa Cabrini e Marcha pela Cidadania, vai oferecer, entre outras coisas, a isenção de taxas para documentação básica, como certidões de casamento, nascimento e óbito, RG e CPF. Esta primeira edição vai acontecer na Associação Comunitária Olariense, em Olaria, na Zona Norte da capital fluminense.

No local, também haverá atendimento jurídico, psicológico e de assistência social para mulheres e para o público LGBTQIA+, além de orientações sobre o direito de crianças, adolescentes e idosos.

– O Social + Presente é uma iniciativa do Governo do Rio para levar serviços básicos às pessoas nos seus bairros. Nos próximos três meses teremos uma edição a cada sábado, atendendo à população nas regiões mais vulneráveis do estado – afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal.

Defesa pessoal para mulheres e Ônibus Lilás

O evento deste sábado também contará com uma estrutura especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos destinada ao atendimento às mulheres. No local será realizado workshop do Projeto Empoderadas, com dicas de defesa pessoal para mulheres. O evento vai contar ainda com o Ônibus Lilás, equipamento móvel direcionado à divulgação de informações sobre prevenção à violência contra a mulher e ao atendimento às vítimas.

As atividades fazem parte do calendário do Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher durante o mês de agosto.