Quarteto de violões Quaternaglia reverencia Sérgio Abreu na Sala Cecília Meirelles

0
188

A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 16 de junho, às 19 horas, dentro da série Música de Câmara, o grupo de violões Quaternaglia, com participação especial do pianista Rogerio Zaghi. No repertório, obras de Sergio Molina, Edino Krieger, Almeida Prado e Ronaldo Miranda. 

A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Vale. 

O concerto será transmitido pela TV Alerj e pelo YouTube da Sala: https://www.youtube.com/@salaceciliameireles1965

Ingressos a R$ 40,00. Link para a compra de ingressos: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/648d68a341b95221abaca67bee62fad73d701134

“Pela primeira vez, desde 1994, quando o grupo estreou no Rio, Sérgio Abreu não estará na plateia”, lamenta Sidney Molina ao relembrar a trajetória do luthier e violonista, acrescentando que os violões do quarteto sempre foram construídos por ele. A apresentação marca o lançamento no Rio de Janeiro de dois novos CDs, “Down the Black River” e “Bellinati’s Mosaic”, e será a estreia em palcos cariocas dos dois “Quintetos para 4 violões e piano” de Sérgio Molina (com participação especial do pianista Rogério Zaghi), além de homenagear os compositores Edino Krieger e Ronaldo Miranda, incluindo obras especialmente obras compostas para o grupo.

Quaternaglia Guitar Quartet tem sido aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico como por sua importante contribuição para a ampliação do repertório. Em 30 anos de atuação, o grupo – formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina – vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores como Leo Brouwer, Sergio Molina, Almeida Prado, Egberto Gismonti, Sérgio Assad, Javier Farías, Jorge Antunes e Paulo Bellinati. 

Rogério Zaghi é um pianista versátil. Atua frequentemente como solista à frente de orquestras brasileiras, dedica-se ao repertório fundamental de câmara para cordas, madeiras e metais, e acrescenta à sua produção o repertório sinfônico que inclui o piano em sua orquestração. 

  

PROGRAMA: 

SERGIO MOLINA (1967)

Song of the Universal

(a partir de um poema de Walt Whitman) (2018)*

Quaternaglia Guitar Quartet (violões)

Rogério Zaghi (piano)

 

EDINO KRIEGER (1928-2022)

Sonatina para piano (1957)

I-Moderato

II-Allegro

Rogério Zaghi (piano)

 

PAULO BELLINATI (1950)

Um Amor de Valsa (2020)*

 

SÉRGIO ASSAD (1952)

Bellinati’s Mosaic (2021)*

 

RONALDO MIRANDA (1948)

Suíte n. 3 (1973) arranjo: Chrystian Dozza

I-Allegro

II-Allegretto

III-Lento

IV-Allegro gracioso

Quaternaglia Guitar Quartet (violões)

 

SERGIO MOLINA

Quinteto para um outro tempo (2006)*

I-Passado

II- Oração sem palavras

III- O Espelho dos Enigmas

Quaternaglia Guitar Quartet (violões)

Rogério Zaghi (piano)

 

* obras dedicadas ao Quaternaglia Guitar Quartet