Secretaria Estadual de Cultura e Casa França-Brasil apresentam a série de lives ‘Os Centenários’

0
949

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio e a Casa França-Brasil apresentam a série de lives “Os Centenários”, que contará as histórias de quatro personagens brasileiros que completariam 100 anos em 2020. O encontro será toda quarta-feira, às 19h, nas páginas do Youtube e Facebook da Secretaria. 

– A Casa França-Brasil é um dos pilares da História do Estado do Rio e do Brasil, até mesmo com reconhecimento internacional. Por isso, ainda em um período de Covid-19, vamos saborear esse viés cultural com as lives em homenagem a essas personalidades culturais do nosso país – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

A estreia foi nesta quarta-feira (18), sobre o escritor João Cabral de Mello Neto. A apresentação foi da diretora da Casa França-Brasil, Helena Severo, os debatedores Antônio Carlos Secchin (ABL) e Eucanãa Ferraz (UFRJ), com mediação de Marcos Azambuja.

– A série de lives será uma excelente oportunidade de lançar luz sobre a vida e a obra destes quatro brasileiros que, em suas respectivas áreas de atuação, iluminaram o século XX – observa Helena Severo, que está preparando a bicentenária Casa França-Brasil para ser reaberta ao público no próximo ano com uma programação variada, que atenda às diversificadas faixas de cultura contemporânea.

 

Programação das próximas lives:

25/11 – Clarice Lispector
Debatedores: Nádia Batella Gotlib (USP) e Yudith Rosenbaum (USP)
Mediador: Marcos Azambuja

02/12 – Celso Furtado
Debatedores: Rosa Freire d’Aguiar (Fundação Celso Furtado) e Edmar Bacha

09/12 – Florestan Fernandes
Debatedores: Fernando Henrique Cardoso (ex-presidente da República e professor da USP) e José Souza Martins (USP)