Senac RJ firma parcerias no Web Summit Rio e planeja festival de tecnologia e inovação aberto ao público

0
221

Encerrado o Web Summit Rio, evento de tecnologia e inovação do mundo que recebeu mais de 21 mil pessoas por dia no Riocentro, o Senac RJ, parceiro da Prefeitura do Rio e Invest.Rio na captação do evento, faz um balanço positivo do festival e traça planos para as próximas cinco edições do evento, previstas até 2028.

“Saímos dessa primeira edição repletos de boas ideias, com parcerias firmadas e mais uma série de contatos institucionais com importantes empresas do segmento de TI. Nossa proposta de democratização do acesso à tecnologia e inovação, tendo a educação como porta de entrada, foi amplamente fortalecida nas trocas que pudemos realizar durante o evento. A partir dessas experiências, realizaremos um evento gratuito e aberto ao público, desenvolvido para aproximar a população, especialmente os mais jovens, dos temas apresentados em festivais como este. O Rio que queremos ter no futuro está sendo construído agora”, comenta Sérgio Ribeiro, diretor regional do Senac RJ.

Reunindo projetos sociais, empresas e personalidades que atuam no cenário de tecnologia e inovação, o Senac Rio Summit acontecerá de 11 a 15 de setembro, no Expo Mag, na Cidade Nova. Com entrada franca, o evento trará experiências, gamificação, palestras, oportunidades de trabalho e revelará projetos de tecnologia capazes de dar maior dinamismo à economia da cidade. O festival irá compor a agenda carioca de eventos como Wired e o Rio Innovation Week, que já ocorrem anualmente pela cidade; e faz parte do convênio Rio do Futuro, firmado entre o Senac RJ e a Invest.Rio para fortalecer o ecossistema de tecnologia e inovação carioca, tendo a educação, a pesquisa e a inclusão digital como pilares.  

A instituição de ensino profissional fez-se presente no Web Summit Rio em dois espaços: um dedicado ao relacionamento institucional, em parceria com a Prefeitura do Rio; e na Arena Senac RJ Web Summit, que teve apoio do Senac Nacional e Sebrae Nacional na curadoria da agenda focada em desafios da sociedade, negócios e tecnologia. Todas as palestras da Arena foram realizadas em português, com tradução simultânea em Libras e em inglês, e tiveram transmissão on-line no canal do Senac RJ no Youtube. A agenda incluiu expoentes como Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, e Tonny Martins, Gerente Geral & Technology Leader IBM América Latina.

“Foram 4 dias muito intensos de trabalho, diversas reuniões bilaterais com fundos de investimentos, organizações governamentais e empresas nacionais e internacionais com interesse na cidade. Resultado bastante positivo e promissor. Estamos bem contentes!”, diz Alexandre Vermeulen, CEO da Invest.Rio

Também durante o evento, com apoio do Sistema Comércio, por meio do Departamento Nacional do Senac, o Senac RJ formalizou parcerias educacionais através de termos de cooperação com as empresas Amazon Web Services (AWS), Semantix, Microsoft, Oracle, Globant e Learning Village, com foco na ampliação do portfólio de cursos da instituição nas áreas de Cloud, dados, segurança, infra e redes, low code – no code, salesforce, inteligência artificial e inovação. 

“Palestrar no evento, explorando o potencial das tecnologias de análise de dados e inteligência artificial para a transformação digital de empresas em diversos setores, leva a discussões muito ricas relacionadas à eficiência, produtividade e inovação nas organizações – temas que estão diretamente alinhados à parceria da Semantix com o Senac RJ, firmada no Web Summit e desenhada para ampliar o portfólio de cursos relacionados a TI e contribuir para o solucionamento do gap digital do país”, avalia João Paulo Tavares, diretor de Arquitetura e Pré-Vendas da Semantix.

Outro lançamento realizado durante o evento foi o da plataforma Desenrola, desenvolvida para o Senac RJ pela learning tech Joco. Com foco no letramento digital, a ferramenta aproxima o grande público de temas como inteligência artificial generativa, experiências imersivas de realidade virtual e aumentada, metaverso e o impacto das telas e algoritmos na saúde mental da sociedade.  O acesso à plataforma Desenrola pode ser feito em desenrola.joco.com.br/ .