Sesc RJ abre inscrições para o 5º Argumenta, que oferece consultoria especializada e gratuita para roteiristas de todo o Brasil

0
204

O Sesc RJ abriu, nesta quarta-feira (05/07), as inscrições para o 5º Argumenta, laboratório imersivo gratuito que oferece capacitação e consultoria especializada para novos roteiristas de todo o País que tenham como proposta desenvolver um projeto original de longa-metragem de ficção. Profissionais experientes do mercado audiovisual vão ajudar os novos autores, estreantes ou não, a aprimorarem seus roteiros.

Para participarem do laboratório, os interessados devem se inscrever no site do Argumenta (www.sescargumenta.com.br) até 25 de julho. Os autores devem ser maiores de 18 anos e terem, no máximo, produzido um longa-metragem de ficção, na função de roteirista e/ou diretor. O argumento deve ter de 6 a 10 páginas. Não é necessário que a pessoa roteirista tenha experiência prévia no mercado. Veja os detalhes no regulamento em www.sescargumenta.com.br/regulamento.

Os nomes dos 10 selecionados serão divulgados no dia 25 de outubro. As atividades do laboratório vão acontecer de 26 de novembro a 1º de dezembro no Sesc Nogueira, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Os custos de transporte aéreo e terrestre, assim como estadia e alimentação, serão arcados pelo Sesc RJ.

“Durante os seis dias, os selecionados terão a oportunidade de aprimorar seus projetos com o auxílio de roteiristas experientes do mercado audiovisual. Todo o laboratório é conduzido a partir de uma experiência imersiva, oferecendo ferramentas para o aperfeiçoamento do processo de escrita, apresentando metodologias e estruturas dramatúrgicas que contribuam com as narrativas”, conta Leandro Luz, coordenador e curador do projeto e analista de Audiovisual do Sesc RJ.

Na última edição, em 2022, os consultores convidados foram Eduardo Nunes, Jaqueline Souza, Leandro Santos, Lucas Paraizo, Marcelo Gomes, Xenia Rivery. A lista de nomes deste ano será anunciada em breve.

Durante o mês de novembro haverá também uma programação paralela que inclui sessões de cinema gratuitas no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, e nas unidades do Sesc em Nova Friburgo e Teresópolis, além de masterclasses on-line ministradas por profissionais da área do audiovisual.

Mais sobre o Sesc Argumenta

Desde 2018, o Sesc RJ promove o Argumenta, programa que tem como objetivo contribuir com a cadeia produtiva audiovisual, qualificando e facilitando a penetração de projetos de todo o País nesse mercado. Assim, o Sesc contribui com a formação de novos agentes culturais de forma democrática, para a diversificação da oferta de conteúdo qualificado ao mercado cinematográfico. Saiba mais em www.sescargumenta.com.br/edicoes-anteriores


SERVIÇO
5º Argumenta – 2023
Programa de Formação Audiovisual do Sesc RJ
Inscrições para o laboratório: 5 a 25 de julho de 2023 no site www.sescargumenta.com.br
Divulgação dos selecionados: 25 de outubro de 2023
Data do Laboratório: 26 de novembro a 1º de dezembro de 2023
Local do Laboratório: Sesc Nogueira (Estrada do Calembe, 2.000 – Petrópolis/RJ)
Atividades paralelas: Sessões de cinema nas unidades do Sesc Nova Friburgo, Sesc Teresópolis e Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis.