Sesc RJ e do Senac RJ inauguram o Centro de Referência em Educação Inclusiva na Tijuca

0
86

O Sesc RJ e o Senac RJ inauguraram, nesta segunda-feira (01/04), o Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), na Tijuca, Zona Norte do Rio, que vai oferecer formação para educadores e atendimento gratuito a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 – T21 (Síndrome de Down). Serão oferecidas 100 vagas para atendimento em 2024. As inscrições iniciam no dia 9 de abril, por faixa de idade (veja o calendário abaixo).   

“A inclusão é um pilar sobre o qual, diariamente, erguemos nossos ideais e direcionamos nossas ações. Acreditamos que cada indivíduo merece ser valorizado em suas singularidades, sem diferenças ou discriminações. É com essa convicção que damos vida ao CREI, um lugar de acolhimento, pesquisa e desenvolvimento. Por meio de parcerias estratégicas, estamos construindo pontes que conectam conhecimento, oportunidades e progresso”, declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior na inauguração do Centro. 

O evento reuniu representantes de diversas organizações governamentais, privadas e da sociedade civil que atuam para a inclusão de pessoas com deficiência. Na inauguração, também foi assinado um termo de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O CREI será um parceiro do ministério para a assessoria na área de inclusão. 

Nesta terça-feira (2/4) – Dia Mundial de Conscientização do Autismo – será publicado, nos sites do Sesc RJ (sescrio.org.br) e do Senac RJ (rj.senac.br), o edital com os detalhes das inscrições. Serão oferecidas 100 vagas crianças e jovens com TEA e T21, de 2 a 29 anos, que se enquadrem nos critérios dos programas de gratuidade das instituições, isto é, devem estar matriculados na rede pública de ensino e/ou possuir renda mensal familiar de até 3 salários-mínimos. As inscrições iniciam no dia 9 de abril, por faixa de idade.

 

Equipe transdisciplinar e apoio à família do atendido 

O CREI ocupa uma área de 570 m2, no primeiro andar do Sesc Tijuca. Com uma equipe transdisciplinar, composta por 30 profissionais, entre eles, educadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e nutricionista, o Centro de Referência vai oferecer o que há de mais moderno em atendimentos especializados e tecnologias para o processo de inclusão, autonomia e independência dos atendidos. As atividades acontecerão fora do período escolar.   

Para os atendidos em idade profissional, o Centro vai estreitar relações com empresas para inclusão no mercado de trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, na qual são desenvolvidas estratégias e promovidas as adequações necessárias no ambiente de trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência. 

O apoio à família do atendido é outro pilar do CREI, que vai oferecer formação dos responsáveis legais em temáticas relacionadas à pessoa com deficiência, oferecendo ainda qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo para a geração de renda. Essas atividades serão realizadas no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo. Além disso, a família dos atendidos será incluída em atividades de educação, cultura, esporte e lazer do Sesc Tijuca. 

O Centro pretende se tornar uma referência na produção de pesquisas e na disseminação de conhecimento. Para isso, vai oferecer um programa de formação aos profissionais das escolas onde os atendidos estão matriculados e também aos demais educadores da rede pública. O mesmo trabalho será realizado com educadores do Senac, das escolas de Educação Infantil do Sesc RJ e dos núcleos do projeto Sesc+ Infância para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. No Centro de Referência, serão produzidos ainda materiais pedagógicos acessíveis e dispositivos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa para as escolas participantes do programa de formação e para os cursos do Senac.

 

Tecnologia para terapias multidisciplinares e apartamento funcional  

O CREI possui uma sala com equipamentos de última tecnologia para estimulação sensorial projetada pela Neurobrinq, startup especializada no segmento de ferramentas tecnológicas para terapias multidisciplinares. Tem ainda uma área de 100 m2 equipada com brinquedos e outros objetos criados, exclusivamente, para o Centro pelo artista plástico e cenógrafo brinquedista Derson Dias para o atendimento às crianças de 2 a 6 anos acompanhadas de seus familiares. 

A unidade é privilegiada por um espaço de Arte, Ciência e Tecnologia (ACT), que conta com dispositivos tecnológicos para o uso de tecnologias assistivas que serão parceiros do Centro para a inclusão digital. O Centro tem também uma sala de baixo estímulo para atividades focadas no desenvolvimento de habilidades de concentração e autorregulação. Possui ainda duas salas de atendimentos transdisciplinares em pequenos grupos e dois consultórios médicos para atendimento psiquiátrico e neurológico. 

Outro diferencial do CREI é um espaço que simula um apartamento composto por um quarto, dois banheiros, sala e cozinha para o desenvolvimento de habilidades para a vida diária. Além disso, o Centro tem salas de trabalho coletivo e formação da equipe, outra para a equipe de coordenação e gestão, uma sala para a equipe do Observatório de Inclusão no Trabalho e banheiros.

 

SERVIÇO

CREI – Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac

R. Barão de Mesquita, 539, Tijuca, Rio de Janeiro (1º andar do Sesc Tijuca)


Cronograma de inscrições para atendimento 

Divulgação do edital: 2 de abril (nos sites sescrio.org.br e rj.senac.br)

Início das inscrições: a partir de 9 de abril, por faixa de idade, no CREI

Divulgação do resultado: 29 de maio nos sites do Sesc e do Senac

Início dos atendimentos: previsto para junho 

 

Inscrições por faixa de idade

– 2 a 6 anos: 9 a 13 de abril

– 7 a 10 anos: 16 a 19 de abril

– 11 a 14 anos: 23 a 26 de abril

– 15 a 18 anos: 30 de abril a 4 de maio

– 19 a 25 anos: 7 a 10 de maio

– 25 a 29 anos: 14 a 17 de maio