Sustentabilidade marca presença no 21º Festival Sesc de Inverno

0
328

A Região Serrana do Rio de Janeiro, conhecida oficialmente como Serra Verde Imperial, vai ficar ainda mais “verde” neste inverno, junto a outras cidades do estado. A localidade receberá práticas sustentáveis no 21º Festival Sesc de Inverno, que acontece até 30 de julho, em 17 localidades fluminenses, tendo como cidades-polo Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O evento levará ao público uma programação gratuita ou a preços populares com muita música, teatro e dança, entre outras expressões artísticas, e tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais. O Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) capitaneia uma série de iniciativas de conscientização junto ao público, como a instalação temporária das máquinas “Retorna Machine” nos seguintes espaços: Centro Cultural Sesc Quitandinha, Sesc Grussaí, Sesc Valença, Friburgo (Country), Teresópolis (Praça Olímpica), Três Rios, Rio das Ostras, Penedo e Parque de Itaipava. 

As máquinas “Retorna Machine” recolhem embalagens pós-consumo de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida. Por meio do código de barras, elas fazem a leitura do material depositado e, em seguida, calculam a pontuação de cada um deles.  Esses pontos são chamados de “Tricoins” e se tornam disponíveis para quem criar uma conta no site ou aplicativo Triciclo. A reciclagem das embalagens gera créditos para recarga de celular, produtos na Livraria Saraiva ou resgate em dinheiro por meio de conta aberta no PagBank e Mercado Pago. Além dessas vantagens, a parceria da Ambipar Triciclo com a Fecomércio RJ promete, em breve, disponibilizar a troca de Tricoins por descontos nos cursos Senac RJ. 

O instituto promove, ainda, nas cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Três Rios e Itaipava a gestão de resíduos recicláveis feita por cooperativa de catadores, nos dias 28, 29 e 30 de julho. 

A programação sustentável inclui, também, a venda de copos do festival em parceria com a “Meu Copo Eco” para ação lixo zero nos locais Sesc Grussaí, Penedo, Friburgo (Country) e Parque de Itaipava; e exposição de material reciclado em manequins usando roupas feitas a partir de itens como jornais, sacolas plásticas e lonas, assim como desfile de modelos com esses looks e ações educativas no Parque de Itaipava. 

A programação gratuita ou a preços populares do Festival Sesc de Inverno envolve, além de música e teatro, espetáculos de dança, literatura, cinema, circo e artes visuais. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.festivalsescdeinverno.com.br.

 

Sobre o 21º Festival Sesc de Inverno 

Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontradas na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro. 

Na programação, o conceito celebra a mistura entre linguagens, a interação entre artistas e público e a reunião de nomes consolidados e revelações da cena artística nacional. Origem, futuro e território são as tônicas desta edição, e a curadoria do festival busca valorizar experiências e práticas culturais atentas às travessias que nos constituem e, ao mesmo passo, conectá-las às coexistências do presente.

 

Sobre o IFeS 

Fundado em 2021, um dos principais objetivos do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) é o de estabelecer uma alternativa segura na implantação de programas que atuam no desenvolvimento do empreendedorismo social e ambiental, como meio para promover o crescimento humano, empresarial e das instituições, otimizando, assim, as práticas sustentáveis presentes na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo fluminense.  A fundação do IFeS estabelece o entendimento de que a sustentabilidade caminha na mesma direção e em paralelo ao desenvolvimento econômico, garantindo a manutenção do negócio alinhado às leis vigentes e às expectativas do consumidor, cada vez mais exigente com os comportamentos éticos e ambientalmente sustentáveis das empresas.

 

Serviço:

21º Festival Sesc de Inverno – De 15 a 30 de julho de 2023

www.festivalsescdeinverno.com.br

Confira as cidades/localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2023: 

Petrópolis
Teresópolis
Nova Friburgo
Itaipava (Petrópolis)
Barra de São João (Casimiro de Abreu)
Búzios
Cabo Frio
Casimiro de Abreu
Grussaí (São João da Barra)
Penedo (Itatiaia)
Porciúncula
Rio das Ostras
Sana (Macaé)
Tanguá
Três Rios
Valença
Vassouras