Tia Maria do Jongo da Serrinha será homenageada no Festival Folclorando, na UFRJ

0
317

Prestes a completar 98 anos e dez dias após ter passado por uma cirurgia de catarata, Tia Maria do Jongo, com sua invejável vitalidade, nesta sexta feira (09/11),  será homenageada no FESTIVAL FOLCLORANDO, uma mostra de trabalhos artísticos que reunirá cerca de  700 crianças e jovens, na  Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, das 9h às 17h.

O projeto reúne grupos de dança e folguedos oriundos de escolas das redes pública e privada de ensino, de projetos sociais e de outras entidades, que atuam com crianças e jovens, tendo o folclore como ferramenta pedagógica, artística, social e política.

“Ficamos muito felizes com essa merecida homenagem à matriarca jongueira mais antiga do Jongo da Serrinha, uma das manifestações culturais mais marcantes associada à cultura africana no Brasil. Tia Maria é realmente incrível, e mesmo em momentos difíceis, se dedica e sempre que possível não se cansa de estar perto, ensinando e dançando com as crianças da Casa do Jongo”, conta Lazir Sinval, coordenadora cultural da ONG.

A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ fica na Av. Carlos Chagas Filho, 540 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Informações pelo telefone (21) 3938-6849.