Centro do Rio ganha Sala de Apoio ao Aleitamento Materno

0
104

O IDOMED (Instituto de Educação Médica) Vista Carioca – que fica na Avenida Presidente Vargas, 1.111, Centro do Rio – é o primeiro prédio exclusivo de medicina que tem a proposta de atuação, promoção, prevenção e proteção ao aleitamento materno. Por  ter seguido todos os trâmites e as exigências legais, a instituição de ensino superior recebeu uma placa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e do SUS, e da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio. Com essa chancela, a Sala de Apoio à  Amamentação da Mulher Trabalhadora já está funcionando a todo o vapor. O novo espaço permitirá que as mães que trabalham fora possam retirar seu leite, colocando-os em frascos especiais e os congelando de forma adequada, garantindo assim todo o processo de  amamentação que envolve os bebês e suas mães. Mais informações podem ser obtidas por meio do Instagram @amarmentar.unesa

Segundo a Drª Carmen Elias – pediatra, docente, coordenadora e idealizadora da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno do IDOMED  Vista Carioca – 70% do público deste campus é feminino, sendo que 60% está na idade fértil. Ainda de acordo com ela, aproximadamente 700 discentes, 129 docentes e 41 outros colaboradores da administração são mulheres, portanto o local humanizado se faz mais do que necessário. Vale  registrar ainda que todas as mulheres trabalhadoras do condomínio, onde está instalada a unidade também têm acesso ao serviço.

“Essa iniciativa é de extrema importância, pois nós queremos que as mulheres estudantes e trabalhadoras do IDOMED Vista Carioca  tenham a oportunidade de manter o aleitamento materno exclusivo. Este leite é padrão ouro, é o melhor e mais completo alimento. Não queremos medir esforços para apoiar e dar mais tranquilidade a essas mães. Elas já contam com uma rede de apoio em casa e só  pelo fato de saberem que – enquanto estão na universidade, retirando seu leite – seus filhos vão se alimentar de forma adequada, no dia seguinte, isso ajuda a saúde mental destas lactantes que acabaram de voltar de férias escolares ou trabalhistas”, afirma  Drª Carmen Elias.  

Na visão da Drª Carmen, a sala de aleitamento materno, a nível universitário, passa a ser um elemento facilitador para manter  a amamentação prolongada, pois nem sempre essa gestação aconteceu de forma programada ou foi desejada. Quando a instituição consegue facilitar essa situação, as estudantes percebem que é possível conciliar as duas coisas, como o bebê e o diploma sonhado e  isso melhora muito e gera um grande sucesso. Outro fator agregado é valorizar as informações sobre a amamentação. Tal fato é de suma importância e, por isso, a instituição conta com o ensino do aleitamento materno para essas mães, trazendo um grande diferencial,  ou seja, elas serão médicas e essa experiência vai repercutir em suas vidas profissionais e pessoais. O mesmo se aplica para os estudantes homens, eles serão pais e vão entender a importância do leite materno. 

De acordo com Rafael Prinz, gestor do IDOMED Vista Carioca, a Sala de Apoio ao Aleitamento Materno conta com a sinergia de  5 Ligas da unidade: Aleitamento, pediatria, neonatologia, mastologia e ginecologia. As mães são atendidas por estagiárias / voluntários / estudantes de medicina do próprio campus. 

Tanto o Ministério da Saúde quanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendam o aleitamento materno, de forma exclusiva,  até os 6 meses do bebê. E após os 6 meses já é possível introduzir alimentos saudáveis complementares. A pediatra aconselha que pais e ou responsáveis legais leiam / conheçam a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira  Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). Por meio dela, é possível ficar atento a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.