CET-Rio monta operação especial de trânsito para os blocos de carnaval que desfilarão no fim de semana

0
252

A CET-Rio montou uma operação especial de trânsito para viabilizar, neste sábado (28/01) e no domingo (29/01), o desfile de blocos autorizados pela Prefeitura.

Sábado (28/01):

– Chame Gente, das 9h às 15h – Av. Prefeito Mendes de Moraes, na altura da Rua Herbert Moses – São Conrado;

– Soul da Gema, das 14h às 20h – Av. Lúcio Costa, 3.360 – Barra;

– Seu Kuka é eu do Grajaú, das 16h às 22h – Praça Professor Francisco Daurea – Grajaú;

– 20 de ouro do Mestre Odilon, das 15h às 21h – Estrada do Rio Jequiá, 729 – Zumbi.

Domingo (29/01):

– Bloco me chama, das 9h às 14h – Av. Lúcio Costa, 3.360 – Barra;

– Só Caminha, das 12h às 18h – Largo dos Leões – Humaitá;

– Bloco carnavalesco Xodó da Piedade, das 14h às 20h – Rua Silvana, 226 – Piedade.

A seguir, a apresentação da operação de trânsito dos blocos com maior possibilidade de interferência no trânsito da cidade. As interdições serão efetuadas inicialmente na área de concentração dos blocos e serão gradativamente ampliadas conforme o deslocamento dos foliões. A liberação se dará após a dispersão do público, condicionada ao término da limpeza das vias pela Comlurb.

A operação de trânsito deste fim de semana contará com 80 pessoas, entre agentes da CET-Rio, Guardas Municipais e apoiadores de tráfego, 14 veículos operacionais e 25 motocicletas. As equipes trabalharão para ordenar os cruzamentos, orientar os pedestres, coibir o estacionamento irregular e executar bloqueios necessários para manter a fluidez da rede viária e a segurança de pedestres, foliões e motoristas.

Além disso, reboques da CET-Rio estarão posicionados para imediata desobstrução das vias, em caso de acidentes ou veículos enguiçados nas rotas de desvio.

O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando todos os eventos com câmeras para que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos sinais, se necessário. Planos semafóricos especiais serão usados para garantir a fluidez nas rotas alternativas em função do bloqueio de vias.

Serão utilizados 9 painéis de mensagens variáveis, que informarão sobre as condições de trânsito e desvios necessários.

SÁBADO (28/01)

CHAME GENTE – SÃO CONRADO

A concentração será às 9h, na Avenida Prefeito Mendes de Moraes, na altura da Rua Herbert Moses. O desfile será das 10h às 15h e seguirá pela Avenida Prefeito Mendes de Moraes até a Rua Engenheiro Amandino de Carvalho. Para viabilizar o desfile, a Avenida Prefeito Mendes de Morais será interditada, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Herbert Moses e a Rua Engenheiro Amandino de Carvalho.

Desvios: os veículos devem usar preferencialmente a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell para fazer a ligação entre Barra e Zona Sul. Para acessar a Av. Niemeyer por São Conrado, os veículos devem utilizar a Av. Aquarela do Brasil.

Proibição de estacionamento: Avenida Prefeito Mendes de Moraes, no trecho compreendido entre a Rua Herbert Moses e a Avenida Niemeyer, ao longo do bordo das edificações, das 18h de sexta-feira (27/01) às 22h do sábado (28/01).

SOUL DA GEMA – BARRA DA TIJUCA

A concentração será às 14h na Avenida Lúcio Costa, pista junto à orla da praia, na projeção do número 3.360. O desfile será das 16h às 20h e seguirá pela Avenida Lúcio Costa, pista junto à orla até o Posto 3. Para viabilizar o desfile, a Avenida Lúcio Costa será interditada, sentido Praça do Ó, no trecho entre a Ponte Lúcio Costa e o Posto 3.

Desvios: os veículos devem utilizar preferencialmente a Av. das Américas para os seus deslocamentos. Veículos em direção a Praça do Ó serão desviados para a ponte Lúcio Costa.

20 DE OURO DO MESTRE ODILON – ZUMBI

A concentração será às 15h na Estrada Rio Jequiá 729. O desfile será das 17h às 21h e percorrerá a Rua Maldonado e Praça Iaiá. Para viabilizar o desfile, será necessário interditar:
-Estrada do Rio Jequiá, entre a Rua Formosa do Zumbi e Rua Maldonado;
-Rua Maldonado, entre a Estrada do Rio Jequiá e a Rua Paramopama;
-Rua Paramopama, entre a Rua Maldonado e a Rua Fernandes da Fonseca;
-Dispersão na Praça Iaiá Garcia.

Desvios: veículos procedentes da alça de retorno da Est. Rio Jequiá, com destino à Rua Formosa do Zumbi, seguirão pela Rua Gaspar de Souza, Praia do Zumbi e Rua Formosa do Zumbi. Veículos procedentes da Rua Gaspar de Souza, com destino à Rua Formosa do Zumbi, seguirão pela Rua Serrão, Rua Peixoto de Carvalho, Praia do Zumbi e Rua Formosa do Zumbi.

DOMINGO (29/01)

ME CHAMA – BARRA DA TIJUCA

A concentração será às 9h na Avenida Lúcio Costa, pista junto à orla da praia, na projeção do número 3.360. O desfile será das 11h às 14h e seguirá pela Avenida Lúcio Costa, pista junto à orla até o Posto 3. Para viabilizar o desfile, a Avenida Lúcio Costa será interditada, sentido Praça do Ó, no trecho entre a Ponte Lúcio Costa e o Posto 3.

Desvios: os veículos devem utilizar preferencialmente a Av. das Américas para os seus deslocamentos. Veículos em direção a Praça do Ó serão desviados para a ponte Lúcio Costa.

SÓ CAMINHA – HUMAITÁ

A concentração será às 12h no Largo dos Leões. O desfile será das 14h às 18h e percorrerá a Rua Marques, Rua Capistrano de Abreu, Rua Conde de Irajá e retorna para o Largo dos Leões. Para viabilizar o desfile, será necessário interditar:
-Rua Marques, entre Rua Humaitá e Rua Capistrano de Abreu;
-Rua Capistrano de Abreu;
-Rua Conde de Irajá;
-Largo dos Leões, pista interna, junto ao lado esquerdo.

Desvios: os veículos devem usar preferencialmente a Rua Real Grandeza e Rua Visconde de Silva para seguir em direção à Lagoa.

Proibição de estacionamento: das 18h de sábado (28/01) às 22h do domingo (29/01):
-Rua Marques, entre Rua Humaitá e Rua Capistrano de Abreu;
-Rua Capistrano de Abreu;
-Rua Conde de Irajá, entre a Rua Capistrano de Abreu e a Rua São Clemente.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

-Utilizar os transportes públicos como ônibus e metrô;
-Respeitar os locais e horários de proibição de estacionamento;
-Sempre que possível, evitar circular de carros pelas regiões onde ocorrerão os desfiles.