Com o projeto “Olhares Cariocas”, o GRES Estação Primeira de Mangueira promove o ensino da produção audiovisual para os jovens em sua quadra

0
292

A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, uma das mais antigas do Rio de Janeiro, está sempre de olho no futuro de seus jovens na comunidade. A verde e rosa vai abrigar o projeto gratuito “Olhares Cariocas” a partir do dia 14/10, sábado, dando oportunidades de aprendizagem sobre o audiovisual e sobre novas tecnologias, principalmente, na faixa etária dos 12 aos 18 anos de idade. Inscrições abertas para as oficinas audiovisuais. 

Há 3 anos a produtora cultural Ana Brites realiza o projeto no bairro da Mangueira e pela primeira vez na quadra da agremiação. Com uma história de sucesso no carnaval, desde sua fundação em 1928, a Mangueira vem despontando com novos nomes no samba e com “Olhares Cariocas” promete descobrir jovens talentos do audiovisual e das artes digitais, na nova era do Metaverso.

 

Lançamento: Olhares Cariocas 2023 – Mangueira

A 3ª edição Olhares Cariocas com curadoria de Ana Brites é produção da Aloha Consultoria & Eventos que está à frente de diversas atividades socioculturais no Rio de Janeiro. Desta vez, as oportunidades são para jovens da Mangueira e comunidades circunvizinhas. “No dia 7 de outubro, sábado, já vamos fazer um esquenta lá na quadra da Mangueira, estaremos recebendo os jovens para apresentar o que vai acontecer nos próximos encontros”. – avisa Ana Brites.

O projeto incentiva o uso dos smartphones no audiovisual como oportunidade de geração de renda nas comunidades e o projeto é patrocinado através da Incentivo fiscal cultural do ISS com os seguintes Incentivadores: MetrôRio, Lab245, Decatron, Certvs, CHP Brasil, Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura. 

_ O objetivo é ensiná-los a produzir vídeos por meio de smartphones e prepará-los para dominar as novas ferramentas do mercado de audiovisual, mídias sociais e do metaverso, orientando, por exemplo, a utilizar ferramentas como a realidade aumentada e criação de NFTs (tokens não fungíveis), Web3 e Inteligência artificial – explica.

 

Descobrindo talentos para o mercado de trabalho 

A comunidade carioca apresenta cada vez mais um leque de possibilidades culturais incluindo a música com o samba, o rap-funk-hip hop, a dança do passinho, as artes cênicas e visuais. O desenvolvimento do audiovisual ressalta talentos artísticos por trás das câmeras, diante de atividades culturais que os morros e favelas produzem, levando o resultado para o maior número de público no mundo cada vez mais virtual.

Entre as mídias audiovisuais destacam-se a televisão, cinema e vídeos para a internet, oportunidades para trabalho da turma que se forma anualmente no projeto “Olhares Cariocas”, dedicado aos jovens de comunidade. Eles vão aprender a combinar métodos digitais avançados para a construção de narrativas únicas, utilizando diversos Olhares que aprenderão nessa 3ª edição, entre eles o Olhar Fotográfico, Cinematográfico, Musical, Periférico, Tridimensional, Empreendedor, entre outros, que vão passar a visão para a garotada!

 

Produção de audiovisual nas comunidades cariocas 

O audiovisual desempenha um papel fundamental na arte em formas de filmes, séries, videoclipes, filmes de ficção e documentários ou animação,  tarefas que hoje pode ter um bom e criativo desempenho com o celular nas mãos. É um projeto para estimular a criatividade e as potencialidades dos jovens, através do audiovisual e das artes digitais.

É bom reforçar, que estamos no terceiro ano com o projeto na Mangueira, mas com inscrições abertas aos jovens de outras comunidades e isso só foi possível devido à parceria valiosa dos nossos incentivadores culturais. É uma grande oportunidade para conhecimento e acesso às novas tecnologias na era do metaverso e a chegada da Inteligência artificial – finaliza Ana.

 

 

SERVIÇO

Oficinas Audiovisuais Olhares Cariocas

Dia 7 de outubro, sábado, às 9h, lançamento do projeto. Apresentação da equipe de professores e bate-papo com os alunos sobre o conteúdo das oficinas.

Aulas sempre aos sábados, a partir de 14/10 até 25/11

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório da Quadra da Estação Primeira de Mangueira

Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira, Rio de Janeiro – RJ

•  A cada Oficina, uma vivência diferente e inovadora. Para participar, basta fazer a inscrição pelo link: https://bit.ly/olharescariocas2023

Mais informações: [email protected] @olharescariocas2023