Confiança do consumidor aumenta, diz pesquisa do IFec RJ

0
127

A confiança do consumidor da região metropolitana do Rio, em janeiro, apresentou alta em relação a dezembro de 2023, de acordo com sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 955 entrevistados entre os dias 15 e 17 de janeiro. O índice geral ficou em 130,6 pontos, contra 127,6 do último mês do ano passado. 

O índice de situação presente subiu em relação a dezembro, passando de 116,3 pontos para 121,5 agora em janeiro. Os destaques foram a confiança no emprego (149,3 pontos) e renda familiar (90,0).

Já a situação futura apresentou, pela segunda vez consecutiva, elevação, passando de 135,1 pontos em novembro e 135,4 em dezembro para 136,6 em janeiro. O destaque, assim como o índice presente, foi a confiança no emprego, com 159,5 pontos. Porém, o desempenho só não foi melhor por causa da queda em gasto com bens duráveis. Em janeiro o índice ficou em 121,5 pontos, contra 133,3 de dezembro.

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.