Dia da Reciclagem: Programa Ecoenel recolhe 6,9 mil toneladas de resíduos no Rio de Janeiro e concede 2,8 milhões em bônus na conta de luz

0
365

Em razão do Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio, a Enel Distribuição Rio anunciou os resultados do programa Ecoenel, que concede bônus na conta de luz mediante a troca de resíduos em ecopontos localizados na área de concessão da distribuidora. Nos últimos cinco anos, o programa recolheu mais de 6,9 mil toneladas de itens recicláveis, beneficiando cerca de 64 mil clientes no Rio de Janeiro, com R$ 2,8 milhões em descontos na fatura de energia.

Com esse resultado, a empresa colaborou para evitar a emissão de aproximadamente 20,9 mil toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera. Esse resultado também permitiu a economia estimada de 31,9 mil MWh de energia, o suficiente para abastecer cerca de 15,6 mil residências por um ano. Além disso, o programa contribuiu para a preservação de 55 mil árvores, principalmente pela reciclagem de papel.

No primeiro trimestre de 2024, o programa recolheu cerca de 348 mil quilos de itens recicláveis na área de concessão da Enel Rio, beneficiando 2.400 clientes, com R$ 104 mil em bônus na fatura de energia. Com isso, a empresa evitou a emissão de 922 toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera no período. Esse resultado também permitiu a economia estimada de 1,5 mil MWh de energia, o suficiente para abastecer cerca de 735 mil residências por um ano. Além disso, o programa contribuiu para a preservação de 2,3 mil árvores, principalmente pela reciclagem de papel.

“Queremos contribuir para que nossos clientes tenham uma consciência cada vez maior sobre a importância da reciclagem de resíduos sólidos e ao mesmo tempo permitir que sejam beneficiados com economia na conta de luz. Nos ecopontos, recebemos materiais separados e limpos, e encaminhamos para o processo de reciclagem”, afirma Leonardo Soares, responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Distribuição Rio.

Para aderir ao programa, basta que o cliente apresente a conta de energia e um documento com foto em um dos pontos de coleta para receber o cartão Ecoenel e começar a entregar seus materiais recicláveis. Nos pontos de coleta, os itens são pesados e o valor do bônus é creditado automaticamente na próxima conta de energia do cliente ou de uma instituição social indicada por ele.

Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso a soma da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado na fatura seguinte.  O cliente pode consultar seus bônus, os endereços dos ecopontos e checar o valor de cada resíduo no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS. Para saber mais detalhes sobre o programa, o cliente pode acessar também o site da Enel em www.enel.com.br e conferir os endereços dos ecopontos e os horários de funcionamento.

Sobre o Ecoenel
O programa é viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e oferece bônus na conta de luz dos clientes da Enel em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), sendo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como referência em prática ambiental. Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (ODS), especialmente com o ODS 7 — Energia Acessível e Limpa, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e o ODS 13 — Combate às Mudanças Climáticas.

Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.