MecaOlympic Games 2023: robôs disputam campeonato em evento acadêmico aberto ao público no Rio 

0
165

O MecaOlympic Games inaugura sua 1ª edição, trazendo uma mensagem clara: os jovens do futuro deverão estar preparados para unir tecnologia e empreendedorismo. Promovido pelo colégio Teresiano em parceria com a I9Group, empresa de soluções tecnológicas para educação, o evento acontecerá entre os dias 21 e 28 de outubro, no Campus do Teresiano, na Gávea, e será aberto ao público. 

O evento trará competições entre robôs e atividades lúdicas, onde o público poderá conhecer de perto inovações tecnológicas e se divertir ao mesmo tempo.  Serão cinco competições: ‘FIFA: Campeonato de E-Sports de futebol com PlayStation 5’; ‘Futebol Mecatrônico: primeiro campeonato de robôs com comandos ativos, em equipe, para o futebol’; ‘MecaPique: unindo robótica a tradições de brincadeiras infantis, as equipes disputarão um game com seus robôs, que une o famoso pique bandeira ao pique-cola’; ‘Corrida Sustentável: Robôs coletores voltados para a causa sustentável – jogo de robôs em equipe que coletam caixinhas recicláveis’ e o ‘Desafio Mecatrônico: Competição em que os alunos responderão questões acadêmicas’. 

Além das competições, o evento proporcionará maquetes envolvendo profissões do futuro, e dois jogos para o público participar: chamado “passe e repasse”, o jogo tem como objetivo responder perguntas (perguntas gerais ou perguntas de disciplinas como história, física e entre outras) e o estoura balão que o objetivo é estourar balão do adversário utilizando o controle de PS4 (os balões serão reciclados pelos alunos do colégio). 

“Acreditamos que os alunos, nativos digitais, possuem enorme potencial tecnológico e empreendedor. Ele deve ser direcionado a favor da sociedade, do planeta, das profissões do futuro e da educação. Isso inclui todas as atividades do colégio, inclusive as inerentes a disciplina de Educação Física. Além disso, jogar MecaGames exige disciplina, coordenação, e pode ajudar no desenvolvimento de habilidades motoras finas e no aprimoramento da concentração, pensamento estratégico e crítico, aspectos essenciais às atividades físicas. Também promovem habilidades como trabalho em equipe, comunicação e cooperação, promovendo interações sociais no mundo real e a inclusão. Os MecaGames são inclusivos e não têm barreiras físicas”, completou Fábio Toledo, diretor do MecaOlympic Games e sócio-diretor da i9Group, empresa idealizadora do evento em conjunto com o Colégio Teresiano 

O Meca Olympic Games vai além dos limites acadêmicos e busca a integração dos esportes à mecatrônica e à educação, aliando programação, robótica, impressão 3D, criação de APPs, e outros recursos que os alunos aprendem a desenvolver no âmbito da disciplina Inteligência Tecnológica e Empreendedora em conjunto com outras disciplinas, como educação física, matemática, ciências, entre outros. 

Exemplo dessa união de sucesso nos games é o estudante de 16 anos, Luiz Otavio Rausch Mourão, que cursa o segundo ano do Ensino Médio. O rapaz criou, junto com João Tosta, Rafael Moraes e Arthur Caetano, um ‘Muro Gentil’ conectado a um aplicativo, para ajudar a quem precisa. O APP permite gerenciar e controlar o fluxo de doações, emitir alertas de baixa de estoque e divulgar campanhas incentivando doações via mídias sociais, entre outras funcionalidades. Hoje, o Muro faz parte da fachada do Colégio, e recebe todo o tipo de doação: roupas, livros ou até mesmo brinquedos.  

“Cada grupo de alunos tem que escolher um projeto de Empreendedorismo Social que faça parte do Itinerário Formativo, e o meu grupo usou de inspiração projetos parecidos ao redor do mundo. Decidimos fazer o nosso dever de ajudar ao próximo. Algo que o Teresiano nos ensina há muito tempo”, explicou Luiz. 

Também no âmbito do empreendedorismo social destacam-se projetos que estarão presentes no Meca Olympic Games: um que evita o desperdício de água, por meio de um Redutor de Vazão impresso na impressora 3D, instalado em todas as torneiras do colégio – ele foi contemplado, explorado e debatido nas aulas dos alunos do 8º e 9º ano – e o Muro Gentil, que automatiza um projeto solidário do colégio que conecta doadores a quem precisa.  

O Colégio, celeiro de prodígios na área de tecnologia, possui uma cultura fortemente voltada para tecnologia, empreendedorismo e inovação. Não é à toa que um dos brasileiros bilionários na lista da Forbes, Pedro Henrique Francheschi, é ex-aluno, e o Rodrigo Mendes, talento responsável por criar a PUC-Rio no Metaverso, também. Para Francheschi, que mora hoje em Los Angelos, nos Estados Unidos, o Teresiano teve muitas influências importantes não só na profissão que escolheu para sua vida, como nos valores que manteve ao longo de sua jornada.