Pesquisa da Fecomércio RJ mostra que expectativa dos consumidores fluminenses melhora em junho, encerrando positivamente o semestre

0
158

Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 314 consumidores do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 30 de junho, mostra que o índice geral registrou avanço de 5,5% em junho (89,4 pontos) em relação a maio (84,7). O indicador foi puxado pela melhora dos gastos com bens duráveis nas situações presente e futura. 

A situação presente, que no mês passado ficou em 75,0 pontos, subiu em junho para 77,4. Um crescimento de 3,2%. O destaque foi o consumo de bens duráveis que passou de 74,9 pontos para 85,0. 

A situação futura também apresentou elevação de 91,1 pontos, em maio, para 97,3, em junho, com igual ênfase para o consumo de bens duráveis. O aumento foi de 6,8%. Na pesquisa anterior, o índice era de 89,6 pontos, passando em junho para 99,0.

 

Retomada econômica

A expectativa para a economia fluminense também teve crescimento em relação a maio. O percentual de consumidores que acreditam na retomada subiu de 22,2% na última pesquisa para 26,8% na atual. É a segunda melhor marca do ano, perdendo apenas para janeiro de 2023. 

“Devido à tendência de desaceleração da inflação e queda do dólar, e consequentemente a perspectiva de queda da taxa referencial de juros da economia, esperamos que o segundo semestre seja marcado pela consolidação deste movimento positivo”, destacou o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.