Pesquisa da Fecomércio RJ mostra que número de consumidores sem medo de perder o emprego aumentou no Estado do Rio

0
365

Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita com 298 consumidores do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 23 de fevereiro, mostra que o número de pessoas que não tiveram medo de perder o emprego nos últimos três meses aumentou em relação a janeiro. Em fevereiro, esse percentual foi de 40,3% ante 39,9% do mês anterior. Já os que tiveram muito medo ficou estável (40,6%). A pesquisa revela que 19,1% tiveram pouco medo, contra 19,6% de janeiro. 

Quanto à confiança no emprego nos próximos três meses, 37,2% disseram estar com muito medo de ficar desempregado. O índice na pesquisa de janeiro era de 37,3%. Em relação aos que não estão com medo de perder o emprego, os percentuais apresentaram queda: 40,3% em fevereiro e 41,3% em janeiro.

 

Inadimplência e endividamento

O número de consumidores inadimplentes ou muito inadimplentes nos últimos três meses ficou em 35,2%. Ficaram pouco inadimplentes 15,8%. 49,0% não ficaram inadimplentes. 

Entre os que ficaram inadimplentes, o cartão de crédito continua sendo o maior motivo, com 67,8%, seguido de luz, gás, telefone, água e internet (35,6%), crédito pessoal (33,6%), cheque especial (28,1%) e IPVA (24,7%). 70,5% responderam que tiveram mais de uma inadimplência. 

O número de consumidores endividados ou muito endividados nos últimos três meses, de acordo com a nova pesquisa, ficou em 47,6%. Os pouco endividados são 22,8%. 29,5% não ficaram endividados.

 

Renda familiar

A quantidade de consumidores fluminenses que afirmaram ter sofrido diminuição na renda familiar nos últimos três meses ficou em 49,6% no novo levantamento. O percentual de consumidores que notificaram evolução da renda familiar foi de 9,7%. 40,6% disseram que a renda familiar continuou como está. 

Para os próximos três meses, 34,2% acham que a renda familiar vai reduzir ou reduzir muito. Já os que acham que a renda familiar vai aumentar ou aumentar muito foi de 24,8%.

 

Consumo de bens duráveis

Nos últimos três meses, 45,4% disseram que os gastos foram menores com bens duráveis. 27,1% gastaram mais e 27,5% tiveram gastos iguais. 

Perguntados sobre os gastos com bens duráveis nos próximos três meses, 34,2% afirmaram que irão mantê-los, enquanto 36,3% diminuirão e 29,6% aumentarão. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.