Rio faz a seleção para o RAP da Saúde

0
85

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de formação da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde). São 191 vagas disponíveis, definidas entre experiência prévia ou não, para moradores da cidade do Rio de Janeiro na faixa etária de 14 a 24 anos. As inscrições vão até domingo (7/4).

O curso tem como principal objetivo instruir e capacitar o público jovem nas áreas da saúde, tecnologia, empregabilidade, educação, cultura e lazer, assistência social e direitos humanos. Com duração de 11 meses, o projeto é dividido nas funções de Multiplicador, para quem tem capacidade de disseminar informações e não exige prática anteriormente, e Dinamizador, com experiência requerida em participação de protagonismo e liderança juvenil, com carga horária de 12 horas e 16 horas por semana, respectivamente.

Mais de 800 adolescentes e jovens se formaram pelo RAP da Saúde desde 2015, ano de lançamento do programa. Ministrado por profissionais da SMS e com atuação nas unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), como clínicas da família e centros municipais de saúde, os participantes desenvolvem ações educativas e debatem assuntos ligados à saúde.

O processo seletivo é dividido em duas etapas: análise da ficha de inscrição e entrevista individual. Os adolescentes e jovens selecionados ganham um auxílio financeiro de R$ 450 na função de Multiplicador e R$ 650 como Dinamizador. A inscrição para o processo seletivo é realizada aqui.

RAP da Saúde

O Curso de Formação de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) é um projeto da Superintendência de Promoção da Saúde (SPS), da Secretaria Municipal de Saúde, que qualifica adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, moradores da cidade. A seleção dos participantes é feita com base em critérios de vulnerabilidade.

O projeto foi criado em 2007, a partir das experiências da SMS nos Adolescentros da Maré e da Rocinha, sendo institucionalizado e reformulado em 2015, ganhando o formato atual do curso.