V Semana do Violino acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

0
1118

A já tradicional Semana do Violino chega à sua 5ª edição em 2018, sempre com o foco na música escrita para violino. Muitos dos principais violinistas e artistas da música de concerto da atualidade já se apresentaram em outras edições, e vários  retornam a este evento que celebra o fazer e a reflexão artística, através de concertos e palestras. Com a presença também de jovens talentos do cenário musical, o festival se firma como referencia na divulgação e tradição da música de concerto no cenário da música brasileira.

O Duo Basco Brasileiro fez a abertura do evento no último domingo (02/12), com um raro repertório com obras de Mozart, Stravinsky e Turina. O Àgora Trio, formação rara de 2 violinos e viola, traz um repertório igualmente raro e especial, com obras de Beethoven, Dvorak, Borodin e Kodaly.

A partir desta quarta feira (05/12), às 19h, o ciclo de palestras tem início, com a professora Keeyth Vianna, falando da iniciação ao violino para crianças a partir do método por ela desenvolvido com músicas brasileiras – As Aventuras Musicais de Aipim. Às 20h a jovem e já experiente Camerata de Esquina nos brinda com um repertório que já foi por eles executados inclusive no Canadá.

Ainda no ciclo de palestras, no dia 06/12 o fisioterapeuta Edmur Paranhos falará sobre a ‘Saúde do Músico’. No dia 07/12, o grande professor Paulo Bosisio falará sobre ‘Os 2 instrumentos’, no qual exporá as relações existentes entre o ‘instrumento violino’ e o ‘instrumento corpo’, ambas às 19h. No sábado (08/12) a palestra será às 17h, com o professor Ayran Nicodemo demonstrando estratégias, métodos e técnicas de estudo do violino.

No dia 07/12, os grandes Ricardo Amado e Flávio Augusto tocarão algumas das obras mais belas e conhecidas do repertório de violino e piano.

Dois concertos muito especiais este ano homenageiam dois dos maiores compositores brasileiros. Na quinta feira (06/12), Francisco Mignone num recital com a pianista Maria Helena Andrade, cantora Alice Árabe e o violinista Ayran Nicodemo. E no sábado dia 8, homenagem a Villa Lobos, com as duas Sonatas para violino e Piano, com o violinista Ayran Nicodemo e a pianista Luiza Salles.

E no encerramento deste ano, no próximo domingo (09/12), um recital de Violino Solo com obras de J. S. Bach, Alexandre Schubert, Jonas Hocherman e Ayran Nicodemo, executadas pelo próprio.

Produzido e dirigido por Ayran Nicodemo, o evento é dedicado à cultura do violino no Brasil, reunindo, ao longo da semana, homenagem aos compositores H. Villa Lobos, Francisco Mignone, com a participação de artistas e professores como Paulo Bosisio, Ricardo Amado, Flávio Augusto, Yuri Reis, Luiza Salles, Àgora Trio, Camerata de Esquina, dentre outros.

Programação:

5/12 – quarta-feira

           19h palestra – Professora Keeyth Vianna

           20h concerto –  Camerata de Esquina

6/12 – quinta-feira

            19h palestra – Fisioterapeuta Edmur Paranhos Jr.

            20h  concerto – Homenagem a Francisco Mignone: Maria Helena Andrade, Alice Árabe e Ayran Nicodemo

7/12  – sexta-feira

            19h palestra – Professor Paulo Bosisio

            20h concerto –  Violino e Piano: Ricardo Amado e Flávio Augusto

8/12  – sábado

            17h palestra – Professor Ayran Nicodemo

            18h concerto – Homenagem a H. Villa Lobos: Ayran Nicodemo e Luiza Salles

9/12  – domingo

            19h concerto – Violino Solo – Ayran Nicodemo

Serviço:

  5ª Semana do Violino no Theatro Municipal do Rio de Janeiro De 02 a 09/12

Local: Sala Mario Tavares

Horários dos concertos: às 20h (exceto no Domingos, dias 2 e 9, que serão às 16h)

Informações: Ingressos à venda na bilheteria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Um ingresso dá direito tanto à palestra quanto ao concerto do mesmo dia.

Endereço: Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro, Rio de Janeiro

Ingressos: R$20,00 (meia-entrada R$10,00) Na bilheteria do Theatro Classificação livre Capacidade (144 lugares) Informações para imprensa: 21 981614059