Notícias

O Museu do Ingá, em Niterói, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura, comemora os 40 anos da Oficina de gravura com uma grande exposição. A mostra Experimentação de Método, que tem vernissage no sábado (25/11) e visitação pública até maio de 2018, resgata a memória de sua importância em um momento de redemocratização do Brasil e de grande efervescência cultural em Niterói. Significa, sobretudo, uma homenagem à sua idealizadora, a artista Anna Letycia, que tornou a Oficina do Ingá um polo central para a cena artística de Niterói e do Rio de Janeiro. Sob o comando da museóloga Mariana…
A Escola de Samba Independentes de Olaria, que faz sua estréia no carnaval carioca em 2018, divulgou seu samba oficial. A obra é de autoria dos compositores Richard Valença, Leozinho Nunes, Fernando Professor e Renan Diniz. O intérprete oficial é Rodrigo Santos. A Independentes de Olaria será a 5ª agremiação a desfilar pelo Grupo de Acesso E, na Intendente Magalhães, no Sábado das Campeãs (17/02/2018), apresentando o enredo “JANAÍNA, A ÍNDIA QUE VIROU SEREIA DO MAR”, de autoria e desenvolvimento dos carnavalescos Guilherme Diniz, Rodrigo Marques e Vinícius do Nascimento. Confira a letra e ouça o samba. GRES INDEPENDENTES DE…
O Dia Municipal do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira é comemorado em 24/11. A data, instituída pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, faz parte da Lei nº 1904, de setembro de 1992. Para celebrar, a Escola Mestre Dionísio fará uma comemoração especial neste sábado (25/11), a partir das 13h, na Praça de Alimentação do Sambódromo (Marquês de Sapucaí), no Setor 2. Alunos, instrutores e diretores farão uma confraternização, que vai contar também com participações especiais de casais de várias Escolas de todos os grupos. O bolo e o refrigerante da confraternização serão oferecidos pelo grupo de mães e pais da…
Esta sexta-feira (24/11), será de muito samba na quadra da Estácio de Sá. Na penúltima semana do evento Uma Noite no Berço do Samba, a primeira Escolade Samba do Brasil receberá, como convidadas, o Acadêmicos do Salgueiro e a Mocidade Independente de Padre Miguel. O evento acontece a partir das 22h30. Abrindo a noite, a anfitriã se apresenta com toda a sua comitiva relembrando grandes sucessos que marcaram sua história que conta com 90 anos de imagens e desfiles inesquecíveis. Em seguida, mestre Gaganja, Serginho do Porto e todo o elenco estaciano fazem as honras para que as convidadas seapresentem.…
As competições kids do maior festival de esportes de praia do Brasil já estão com inscrições abertas. Isso quer dizer que os papais e mamães podem garantir um fim de semana, no último mês do ano, com muita diversão em família. As provas Beach Run e Natação Kids fazem parte do Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar que acontecerá dias 9 e 10/12, na praia de Copacabana. O evento contará com duas modalidades voltadas ao público infantil: a Natação e o Beach Run. As duas modalidades acontecerão no dia 9/12. A Natação está liberada para a criançada de 8…
A Escola de Samba Portela recebe a coirmã Imperatriz Leopoldinense e o Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos nesta sexta-feira (24/11), em sua quadra, a partir das 22:30h, em mais uma edição do projeto “Portela Convida“. Além de uma grande confraternização de sambistas, o evento vai celebrar a cultura da região da Leopoldina. Sob o comando do intérprete Gilsinho e da bateria Tabajara do Samba, a Portela fará um grande show de abertura com a ala de passistas, baianas, compositores, destaques de luxo, Velha-Guarda, departamento feminino e a rainha Bianca Monteiro. Outros destaques serão o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira,…
A Escola de Samba Favo de Acari realiza nesta sexta-feira (24/11), em sua quadra, a partir das 22h, a grande final de samba-enredo para o carnaval 2018. O Favo de Acari será a 11ª agemiação a desfilar pelo Grupo de Acesso C, na Intendente Magalhães, na Segunda-Feira de Carnaval (12/02/2018), apresentando o enredo “A HISTÓRIA DE VIDA DE PEDRO FERNANDES. O FAVO DE ACARI EXALTA O FILHO NORDESTINO QUE DEIXOU SAUDADES”, em desenvolvimento pela Comissão de Carnaval. A quadra fica na Rua Piracambú, 604, Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro.
De  sexta-feira a domingo (24 a 26/11), em Volta Redonda, acontece o Festival Dança VR, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, do Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal. Balé Clássico e Contemporâneo, Hip Hop, Zouk, Dança de Salão, Forró, Ginástica Rítmica Desportiva, Afro Brasileira, Maculelê, Jazz, Dança Tribal, Folclórica, Zumba e Street Dance, são alguns dos estilos de dança que serão apresentados durante o festival, que é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O evento terá apresentações de 65 instituições do município e da região, com o intuito de valorizar e incentivar a prática da dança…
A Escola de Samba Unidos de Bangu dá início nesta quarta-feira (22/11), às 21h, no Largo de Bangu, Zona Oeste do Rio, aos ensaios técnicos de rua, preparativos para o carnaval 2018. A concentração será na Rua Fonseca, a partir das 20h. Estão convocados os segmentos, componentes de alas e torcedores para que compareçam ao primeiro ensaio técnico da agremiação. A Unidos de Bangu abre os desfiles do Grupo de Acesso A, na Marquês de Sapucaí, na sexta-feira de carnaval (09/02/2018), apresentando o enredo “A travessia da Calunga Grande e a nobreza negra no Brasil“, que autoria e desenvolvimento do…
A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio, está completando 15 anos de fundação. As comemorações do aniversário começam no dia 21 (terça-feira) com o evento Novembro na Darcy – inauguração da Sala de Dramaturgia Leila Diniz, com a presença de Janaína Diniz Guerra, filha da atriz, apresentação do ator Tonico Pereira e do biógrafo de Leila, Joaquim Ferreira dos Santos, curador da  Mostra de Cinema Leila Diniz (que acontece a partir de 28/11); exibições de filmes de ex-alunos, alguns deles atualmente professores da escola, seguidas de conversas; e apresentações de espetáculos de dança. Confira a programação completa: NOVEMBRO NA…
De 21 a 26/11 será realizada a 16ª edição do Festival de Tearo de Resende - FESTER. A  abertura acontece no dia 21/11, às 21h, no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras, com a apresentação do espetáculo A lenda da Pedra Sonora, encenado pelo Grupo Cultural Pedra Sonora, de Resende. O FESTER  trará para a cidade seis peças encenadas em teatro (Espaço Z), três espetáculos de rua e ainda cinco oficinas. Todas as atrações são gratuitas. Confira a programação completa: ESPETÁCULOS CONVIDADOS – AMAN, 21h Dia 21 - A Lenda da Pedra Sonora (livre) Espetáculo multicultural baseado na lenda…
A Escola de Samba Unidos da Villa Rica definiu seu hino oficial para o carnaval 2018, em evento realizado em sua quadra no último sábado (18/11). Sagrou-se campeã a parceria dos compositores Pety Barbosa, Sandra Castro, Júlia Castro, Cláudio Alves, Sérgio Hermenegildo, Jussara Pereira, Luiza Alves Fontella, Raphael O Krek, Wanderley Freitas.  Participações Especiais: Caíque Alves, Igor Pitta, Dalton Ferreira, Heriberto Rufino e Cícero Bazar dos Cabritos. A Unidos da Villa Rica será a 9ª Escola a desfilar pelo Grupo de Acesso D, na Intendente Magalhães, no domingo de carnaval (11/02/2018), apresentando o enredo RIO DE JANEIRO: PEDAÇO DO MEU…
Depois de percorrer vários municípios do  Estado do Rio - , o  POC - Programa de Ocupação Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura, chega à Região Serrana do Estado. O evento acontece no  município de Friburgo, na próxima quarta-feira (22/11), das 18h às 21h, no Auditório da Oficina de Escola de Arte, na Praça Presidente Getúlio Vargas, 89, Centro. O programa tem como finalidade identificar imóveis ociosoas e/ou fora de uso, de propriedade do Estado do Rio de Janeiro, visando a destinação para fins culturais, como a instalação de salas de leitura e/ou de espaço multicultural, ou de ambientes…
A Assessoria Especial de Cultura, órgão da Prefeitua de Itatiaia, realiza neste fim de semana (18 e 19/11) o Festival Quilombola Gastronômico e Cultural. O evento  acontece na Casa da Cultura, das 11h às 20h, em comemoração ao mês da Consciência Negra e a identidade dos Quilombos. A entrada é gratuita. O objetivo do Festival é resgatar e valorizar a produção artística, a culinária e os bens culturais desenvolvidos a partir dos quilombos, valorizando a forte influência e contribuição para a cultura brasileira. Neste sábado (18/11), a programação  conta com workshop de tranças e turbantes, roda de conversa, feira de…
Conforme Lei Estadual nº 7728/2017, de 9/11/2017, o O Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor de Magé foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Fundada em 14/12/1900, para que a Flor de Magé seja reconhecida também  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan,  é necessário que o Processo n.º 1500.004472/2016-39 (em andamento) seja concluído. Com o título, a Flor de Magé se iguala a patrimônios imateriais reconhecidos como o bloco Cacique de Ramos, o Cordão da Bola Preta e a Escola de Samba Beija-Flor. Link da Lei Estadual 7728/2017:  http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/ba68af580c02beb5832581b50064277d?OpenDocument
A  Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Turismo de Nilópolis promovem no próximo dia 21/11, das 10h às 18h, na Praça Prefeito Miguel Abrão, no Centro, o Festival Zumbi dos Palmares. O evento tem como objetivo o resgate da identidade da população negra e o fortalecimento da cultura afro brasileira, além de comemorar o Dia de Zumbi dos Palmares (20/11). Participam do evento afroemprendedoras com turbantes e acessórios afros, baianas do acarajé, a porta-bandeira do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, Selminha Sorriso, a Miss Baixada Nilópolis, Thammirys Machado, além das apresentações da cantora Roberta Ribeiro, Ong…
A Escola de Samba Acadêmicos do Cubango realiza ensaio de rua no próximo domingo (19/11), na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, Centro de Niterói. A concentração está marcada para às 19h. Todos os componentes estão convocados. No carnaval 2018, a Cubango será a 5ª agremiação a desfilar pelo Grupo de Acesso A, na Marquês de Sapucaí, no sábado de folia (10/02/2018), apresentando o enredo “O rei que bordou o mundo“, de autoria e desenvolvimento dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.
A Escola de Samba Flor da Mina do Andaraí realiza no próximo domingo (19/11), em sua quadra, a partir das 16h, a final do seu concurso de samba-enredo para o carnaval 2018. Disputam a finalíssima 3 parcerias: - Renato Grajaú, Beleu Noronha, Pedro da Mina, Sidney Sã, Bilota e Leandro Santos; - Bello do Andaraí, Allexandre Valle, Paulo Bispo, KK Salgueirinho, Bruno Novello, Vinicius Marques, Gigi da Estiva, JC Saraiva, Tico do Sal. Participação Especial: Ivan Bino; - Betinho Santana, Mário da Ponte, Mestre Aranha, Jorge Correa e Pezão. O evento contará ainda com apresentações da Velha Guarda, Passistas, da…
A cidade de Duque de Caxias é palco da 14ª Edição do Festival Nacional de Teatro, que teve início na última segunda-feira (13/11) e vai até o dia 26/11. As apresentações da mostra competitiva acontecem diariamente no Teatro Municipal Raul Cortez, localizado à Praça do Pacificador, Centro. A entrada é franca. Classificação: livre. São mais de 24 espetáculos, entre infantis e adultos, encenados por grupos teatrais vindos de várias regiões do país. Confira a programação. DIA 17/11 – Sexta-Feira 15 horas / Infantil: “TIRICO E AS HISTÓRIAS DE MORROS E FOSSOS”, Grupo Oficina Social de Teatro – RJ 19 horas…
A  Prefeitura de Araruama divulgou a programação da Semana da Consciência Negra, que será realizada de 17 a 19/11. O evento conta com diversas atividades e debates sobre o tema e é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência de Cultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Confira a programação completa.
O ParkShoppingCampoGrande recebe, mais uma vez, a equipe do Hemorio.  As novas coletas ocorrem nos dias 16, 17, 28 e 29/11, com capacidade para atender até 120 doadores por dia,no espaço exclusivo ao lado da loja Aquamar, no piso L2. Para os interessados em doar sangue, a distribuição de senhas começa às 11h. É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar…
Em evento realizado em sua quadra, a Escola de Samba Engenho da Rainha definiu seu hino oficial para o carnaval 2018. Sagrou-se vencedora a parceria dos compositores Leandro Canavarro, Rodrigo Moreira, Hélio Oliveira e Gabriel Sorriso. No próximo carnaval, a Engenho da Rainha será a 11ª agremiação a desfilar pelo Grupo de Acesso B, na Intendente Magalhães, na terça-feira de carnaval (13/02/2018), apresentando o enredo “DEIXA FALAR: O QUE É QUE HÁ? ACADEMIA DO SAMBA, HOJE, SOU ESTÁCIO DE SÁ!”, em desenvolvimento pelos carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques. Ouça o samba campeão.
De 17 a 19/11 será realizada a  2ª Edição do Iguaba Fest, em Iguaba Grande. O evento acontece na Praça José Gomes Filho (Praça da Estação) a partir das 18h, com shows, DJs, Praça de Alimentação e apresentação de danças. A programação começa na sexta-feira (17/11) com a dupla Najack. No sábado (18/11), a animação fica por conta do Grupo de pagode Balaco Baco. Já no domingo (19/11), a dupla sertaneja Henrique e Roger encerra o fim de semana. Todos os dias, DJs animam a noite a partir das 18h.
No  dia 17/11, o Circo Crescer e Viver estreia seu novo espetáculo – Cazumbá - inspirado no personagem fortemente presente nas festas do Bumba-meu-boi na Região da baixada do Maranhão, cujas caretas revelam a sua irreverência e o seu jeito satírico. A trupe, composta por nove artistas formados no próprio Crescer e Viver, apresentará números de trapézio, contorção, malabares, corda lisa, faixas e muita acrobacia.  O espetáculo ficará em cartaz de sexta a domingo, até 10/12, na lona do Circo Crescer e Viver, na Praça Onze. Os ingressos custam R$ 20. Cazumbá é o único que “quebra” a roda da…
O bairro de Campo Grande,  Zona Oeste do Rio de Janeiro, está completando 414 anos de fundação. A Prefeitura carioca preparou programação cultural especial para comemorar o evento. O palco será o Espaço Cultural Compositor Adelino Moreira (ECCAM), que fica no Calçadão da Rua Barcelos Domingos. Confira: Programação dia 16 de novembro 9h - Abertura com professor Ciro Gallo 9h30 - Apresentação da Banda da Guarda Nacional Ambiental 10h15 - Apresentação de violino com Professor Ricardo Le Duque 10h35 - Voz e Violão com Gilberto 11h - Cantora Graça Diniz 14h - Grupo Chegando de Surpresa e Renato Sorriso (Comlurb)…
A Escola de Samba Arame de Ricardo definiu o seu 2º casal de mestre-sala e porta-bandeira para o Carnaval de 2018. O anúncio da dupla campeã foi feito no último sábado (11/11/2017) no concurso promovido pela agremiação. Victor Hugo e Ieda Vitória formarão o segundo casal da azul e branco de Ricardo de Albuquerque. Será a estréia dos dois no carnaval carioca. Victor Hugo, vindo de São Paulo, faz parte do espaço cultural João Paulo Machado. Ieda Vitória faz parte do projeto de MS e PB da Grande Rio - o LÁTOPA da porta-bandeira Verônica Lima. No carnaval 2018, o…
O Dia da Consciência Negra (20/11) será comemorado de forma especial em Volta Redonda. A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Coletivo Kekerê, vai realizar a Semana do Povo Preto, que acontecerá entre os dias 15 e 20/11 no Memorial Zumbi. O evento contará com apresentações de arte, música, dança, além de palestras, gastronomia e momentos de reflexão. Confira a programação:   15/11 (QUARTA-FEIRA)   15h – Abadá Capoeira   17h – Clementino Junior (Cineclube Atlântico Negro) – Exibição de dois curtas-metragens e roda de conversa   18h30 – Banda Municipal   20h – Iléa Ferraz – Monólogo…
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Seleção de Bandas Especializadas em Carnaval, promovido pela Riotur - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A. O concurso  irá selecionar os grupos musicais que vão animar os Bailes Populares do Carnaval 2018. Os músicos devem se inscrever até 8/12, na Diretoria de Operações da Riotur.  A seleção será nos dias 13, 14 e 15/12, das 10h às 17h, na Cidade do Samba. Cada banda inscrita irá se apresentar durante por um período de três e cinco minutos, com repertório exclusivamente de carnaval, escolhido pelos próprios músicos. A Diretoria…
Será realizado no próximo dia 18/11, a partir das 9h, a Oficina de Floreiras Verticais, promovido pelo atelier Conversando Sobre Design, da Profª. Norma Corrêa. Informações e inscrições pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , ou pelo telefone (21) 981545452 (WhatsApp). O atelier Conversando Sobre Design fica no terraço da antiga Fábrica Bhering - Rua Orestes, 28 - Santo Cristo, Rio de Janeiro.
As atividades de mobilização pelo Novembro Azul em Iguaba Grande começam na  próxima segunda-feira (13/11), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No dia 25/11 acontece o dia “D”, com atividades de conscientização e prevenção do Câncer de Próstata. O objetivo da mobilização é alertar aos homens sobre doenças masculinas, especialmente o câncer de próstata, que segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o segundo mais comum tipo de câncer entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. A programação do novembro azul do município de Iguaba Grande inicia no dia 13 e vai até o…
Fazendo jus ao termo criado por Ismael Silva em ser uma verdadeira “Escola de Samba”, o GRES Estácio de Sá, que completou 90 anos em agosto, está lançando um verdadeiro tesouro para os sambistas. Três produtos diferentes que retratam o espírito do Berço do Samba, serão apresentados ao grande público a partir de novembro. Como pano de fundo, as 9 décadas de samba iniciadas em 1927 pela caneta e os instrumentos de Ismael, Bide, Marçal, Baiaco e cia. A herança dos bambas fundadores da Deixa Falar, que hoje honra o nome do bairro de sua fundação, se converteram em um…
Sabe aquela roda de samba que reúne gente simpática, músicos e cantores bons, bom ambiente, aperitivos gostosos, cerveja gelada, samba de primeira? Pois é. Assim é a "Roda de Samba da Cabaça", realizada no Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbekian, na Praça Onze, Centro do Rio. O evento acontece na segunda sexta-feira de cada mês, a partir de 17h30.  A entrada é franca. O Caminhos foi lá conferir. E recomenda. O projeto "Roda de Samba da Cabaça" apresenta com o melhor do samba de raiz e conta com Gracy Mary (bisneta de Tia Ciata), Lizza Dias, Maytê Corrêa,…
Um dos maiores nomes do rock nacional, Roberto Frejat realiza show beneficente para a Associação Saúde Criança, no dia 15/11, às 21h30h, , no Vivo Rio (RJ). Os ingressos já estão à venda na bilheteria oficial, nos pontos de venda e no site Eventin. O cantor e compositor, um dos principais nomes do rock nacional, fará show de lançamento da canção “Tudo se transforma”, parceria com Sérgio Serra e Maurício Barros. Produzida pelo próprio Frejat junto com Liminha, a música dá nome ao novo espetáculo que segue em turnê pelo Brasil. No show - com concepção cenográfica, iluminação e projeções…
Estão abertas as inscrições para XVI Prêmio Baixada 2017, que tem como objetivo valorizar, divulgar, promover e fortalecer as ações de pessoas e instituições que atuem na produção cultural e artística na região da Baixada. O Prêmio é uma iniciativa do Fórum Cultural da Baixada Fluminense e este ano será realizada com o apoio da Prefeitura de Guapimirim. As inscrições se encerram no dia 23/11. A premiação será realizada em Guapimirim, no dia 8/12. São 11 segmentos: ARTES CÊNICAS AUDIOVISUAL MÚSICA ARTES VISUAIS E ARTES DIGITAIS E ELETRÔNICAS PATRIMÔNIO CULTURAL LITERATURA COMUNICAÇÃO E MÍDIAS INTERATIVAS PRODUÇÃO ACADÊMICA/ CIÊNCIA CIDADANIA RESPONSABILIDADE…
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, em cartaz na Casa Laanjeiras, em Angra dos Reis, a exposição “A Corte Negra de São Benedito”, que  retrata aspectos religiosos de escravos angrenses que eram proibidos de freqüentar as mesmas igrejas que os brancos no séc.  XIX. A mostra fica em cartaz até o dia 26/11, de terça a sexta-feira, das 10 às 18h,   sábados e domingos, das 10h às 14h. Trajes de reis e rainhas negros, coroas, objetos de tortura e documentos manuscritos ajudam o público a entender como era a vida há dois séculos. Todos esses artigos históricos pertencem a…
Nesta sexta-feira (10/11), a partir das 19h, na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, acontece a 1ª Noite Nordestina. A entrada é gratuita. Dentre os pratos típicos que serão servidos, estão: baião de dois, carne de sol, feijão verde e galinha caipira. No palco a banda Impacto Show e o Caceteiro do Forró comandam a festa. Para o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a noite nordestina trará ainda mais visibilidade à Praia das Pedrinhas, além de ser um evento que exalta a cultura nordestina em São Gonçalo. SERVIÇO 1ª Noite Nordestina da…
<< Iniciar < Ant 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próx > Fim >>
Pagina 1 de 112
MAIS PROCURADOS