Espetáculo infantil “Conto de Quem Sonha” faz temporada na Sala Maria Thereza Tápias

0
225

Depois de uma temporada on-line de sucesso, durante a pandemia, o espetáculo ‘Conta de quem sonha’ passou por festivais na Bahia e foi premiado em São Paulo e Rio de Janeiro. Agora faz nova temporada, com formato e elenco repaginados, na Sala Maria Tereza Tápias (Centro Cultural Espaço Tápias), de 5 a 27 de agosto, às 16h. Com a pergunta “Infância é tudo igual?” começa uma narrativa em que o brincar é parte fundamental da dramaturgia. O elenco conta com os atores Juliana Cardoso e Guilherme Imia, e o músico Mateus Penna Firme, que fazem a peça junto a elementos lúdicos que levam ao universo da história.

A ideia da montagem, idealizada por Clara Equi e Alain Catein, nasceu quando a dupla viajava pelo Brasil com outro espetáculo infantil: ‘Curupira’, da Cia Boto Vermelho.

– Eu e Clara estávamos em viagem pelo Brasil, e nessas viagens tivemos contato com crianças do país inteiro, e entramos em um debate sobre a “geografia da infância”. Daí nasceu a ideia de falar um pouco sobre as infâncias que são invisibilizadas, que não ganham espaço. Reunimos elenco, ensaiamos e pesquisamos juntos. Até que o projeto foi selecionado em editais, e chegamos no formato da peça: contando histórias de crianças bem diferentes, que sonham e que ainda são só crianças – explica Alain.

– De uma maneira lúdica, debatemos sobre a desigualdade social, a má distribuição de renda e de falta de oportunidades no nosso país. Temos muitas crianças que não são tratadas como e nossa peça vem para tentar mostrar que elas ainda são crianças, mesmo que a sociedade não as veja assim – ressalta Catein sobre os temas debatidos.

 

Sinopse

Tem muito lugar e criança diferente nesse mundo, mas todas elas sonham, imaginam e desejam alguma coisa. No interior do país, uma criança que adora brincar com os irmãos Céu e Chão, vai conhecer algo que não imaginava que existia. Na cidade grande, uma criança já morou em tanto lugar que decidiu que mora é com a sua irmã e com seu melhor amigo, um rádio de pilha. Será que dá pra chamar lugar de lar? Através de brincadeiras, música e imaginação, as descobertas aparecem durante a história. Apesar de ter como público inicial as crianças, a temática do espetáculo pode ser entendida, absorvida e debatida por pessoas de diferentes faixas etárias. É uma produção para crianças de todas as idades, para jovens, adultos e idosos, para pessoas que sonham e que têm saudade e amor pela infância.

– Além do elenco, que está afinado com o tema, temos manipulação de bonecos com contação de história, isso ajuda a transformar ainda mais a experiência de quem vai ver o espetáculo – diz Alain, que também é o diretor de ‘Conto de Quem Sonha’.

– Quando pensamos em brincadeiras de infância, vemos que a musicalidade está sempre entrelaçada com esses momentos. No ‘Conto de Quem Sonha’ a música aparece dessa forma, como uma representante da brincadeira no cotidiano das crianças. As personagens cantam em cena como se essas músicas fossem compostas por elas no dia a dia – algo para trazer cor e alegria para o que se vive sempre – finaliza Clara que assina a dramaturgia da história.

 

Mais informações pelo www.instagram.com/contodequemsonha

 

Ficha técnica:

Idealização: Clara Equi e Alain Catein

Dramaturgia: Clara Equi.

Direção: Alain Catein.

Elenco: Juliana Cardoso e Guilherme Imia

Músico: Mateus Penna Firme

Letras: Clara Equi

Arte gráfica: Gui Bosco

Figurino e Fotografia: Victor Aragão

Cenografia: Jovanna Souza e Nicolas Gonçalves

Iluminação: Livs Ataíde

Direção de Produção: Alain Catein e Clara Equi

Equipe de Produção: Gabi Tavares e Lucas Leal

Realização: Clara Equi e Teçá – arte e cultura.

 

 

Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias

O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30/4/2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. 

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos. 

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

 

Serviço:

“Conto de Quem Sonha”

Teatro infantil

Temporada: 5 a 27 de agosto

Sábados e domingos, às 16h

Duração: 40 minutos

Classificação: livre (a partir de 3 anos)

Local: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias 

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

80 lugares

Ingressos: Inteira R$ 40,00 e meia-entrada R$ 20,00 – *pela plataforma SYMPLA  https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias