4º Encontro Nacional de Papais Noéis

0
285

Em comemoração aos 30 anos da Escola de Papai Noel do Brasil, o Rio de Janeiro vai sediar neste final de semana o 4º Encontro Nacional de Papais Noéis, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, que deve reunir cerca de 100 Bons Velhinhos. O evento, que terá como foco a capacitação dos profissionais e a troca de experiência entre Noéis de todo o Brasil, contará com palestras, oficinas, mesa redonda, vivências, desfile de figurinos, experiência com a Realidade Virtual (Voo de Trenó do Papai Noel) e atividades culturais. O encerramento do Encontro será com um cortejo que vai reunir os Papais Noéis em frente ao Museu do Amanhã na Praça Mauá.

A Escola de Papai Noel do Brasil já formou mais de 800 Bons Velhinhos em seus 30 anos de existência. São pessoas idosas, muitas delas aposentadas ou desempregadas, que aprendem os segredos de como interpretar o personagem Papai Noel. As aulas, oferecidas gratuitamente todos os anos, incluem canto, dicção, interpretação, postura, figurino, trabalho de grupo, maquiagem, caracterização e improvisação, entre outros temas, têm por objetivo lapidar o aluno. A turma recebe dicas sobre como lidar com as crianças que, geralmente, têm uma lista enorme de pedidos. Aprendem, por exemplo, a andar como Papai Noel, falar como um Bom Velhinho e a escapar das perguntas indiscretas das crianças. A Escola também oferece gratuitamente o curso de Noeletes, para as simpáticas ajudantes dos Papais Noéis, que auxiliam nos trabalhos nos shoppings.

Segundo o ator e produtor cultural Limachem Cherem, fundador da Escola de Papai Noel do Brasil, os principais objetivos do 4º Encontro Nacional de Papais Noéis são o de promover atividade cultural e de capacitação profissional para os integrantes da chamada Terceira Idade, oferecer ações para melhoria da qualidade de vida para o grupo, proporcionar o protagonismo da Terceira Idade nas artes e no mercado de trabalho e promover a autoestima, autoconhecimento e socialização dos idosos. “Quem está enquadrado na chamada Terceira Idade tem condições de desenvolver inúmeras atividades, sejam elas de lazer ou de trabalho. A prova disso são os vários cursos, peças teatrais e eventos que organizamos com dezenas de senhoras e senhores que já passaram dos 60 ou 70 anos. É um sucesso total. E o 4º Encontro Nacional de Papais Noéis vai mostrar que isso acontece em todo o Brasil. Estamos orgulhosos de fazer o Encontro aqui em nossa Cidade, e temos a certeza que o evento será um divisor de águas no quesito respeito ao trabalhador da Terceira Idade”, afirmou.


A programação do evento prevê, entre outras atividades para os participantes, a troca de informações e experiências entre os Bons Velhinhos de diversas regiões do país, assim como debates sobre como lidar com os desejos, decepções e afetos do público infantil. Aulas de maquiagem, confecção de brinquedos, interpretação, improvisação, o cuidado especial com a barba, momento musical (aulas e apresentação de canções natalinas), apresentação do documentário “Por trás do Ho, Ho, Ho!” (2016), da produtora Sluchem Cherem, e um concurso da melhor indumentária de Papai Noel também prometem movimentar o auditório, o Teatro Gonzaguinha e as salas do Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian.


A única atividade programada fora do Centro será o encerramento do 4º Encontro Nacional de Papais Noéis, que acontecerá no dia 18 de junho (domingo), quando os Bons Velhinhos farão uma caminhada ao ar livre, das 10 às 11h, em frente ao Museu do Amanhã na Praça Mauá. “Será um verdadeiro Natal fora de época, mas com a mesma magia, o mesmo encantamento e a mesma alegria das festas natalinas. Talvez seja até maior, pois pela segunda vez tantos Papais Noéis estarão reunidos na Cidade Maravilhosa”, conclui Limachem Cherem.


PROGRAMAÇÃO:

– DIAS: 16 E 17/06; A PROGRAMAÇÃO SERÁ NO CALOUSTE GULBENKIAN- RUA BENEDITO HIPÓLITO, 125 – CENTRO.

OBS: NÃO HAVERÁ PRESENÇA DE PÚBLICO


– CORTEJO COM PERSONAGENS NATALINOS, BANDA E MAIS DE 50 PAPAIS NOEIS. NO PROGRAMA MÚSICAS NATALINAS E FOTOS COM AS CRIANÇAS.
DIA 18/06 – DOMINGO
HORÁRIO: DAS 9:00 ÀS 11:00 DA MANHÃ.
LOCAL: EM FRENTE AO MUSEU DO AMANHÃ – PRAÇA MAUÁ.

PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO.