5ª Bienal do Livro de Volta Redonda

0
64

A Prefeitura de Volta Redonda estará presente na 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda, que acontece entre os dias 4 e 7 de abril, na Ilha São João. Secretarias municipais participarão com representantes, exposições e ações durante o evento, que tem entrada franca. Com o tema “Gentileza gera gentileza”, a edição deste ano será realizada pelo Instituto Dagaz em parceria com a prefeitura e outras instituições, e vai oferecer diversas atrações do universo literário com acessibilidade, cultura e arte.

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) estará presente com um estande para fazer cadastro de novos usuários e empréstimo de livros da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, e levará livros da Biblioteca do Memorial Zumbi para os visitantes poderem ler no espaço destinado para os apreciadores da literatura.

Durante a Bienal do Livro, a Cultura também vai apresentar aos visitantes o projeto Biblioteca Sobre Rodas, que consiste em uma van que está sendo adaptada para se transformar em uma biblioteca itinerante e espaço para contação de histórias.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), por meio da Diretoria de Turismo, vai levar à bienal informações turísticas, city tour virtual e contará com a participação do projeto Arigó de Artesanato. 

Quem visitar o estande, além de informações sobre a cidade, poderão acessar um QR code para fazer um tour virtual com o Roteiro Caminhos da Vila, que reúne elementos da cidade que contam a história por meio do Patrimônio Industrial.

O Projeto Arigó estará presente com a venda de souvenires que tem como tema a cultura, história e paisagem de Volta Redonda e que celebram a memória dos trabalhadores, criando peças que valorizam a identidade local.

Além disso haverá o espaço “Saberes do artesanato” – uma programação com demonstração de técnicas de artesanato, em que artesãs que integram o projeto estarão confeccionando peças em tempo real.

O Vírgula Hub de Inovação VR também estará presente na Bienal do Livro de Volta Redonda. Durante o evento, o público poderá aproveitar jogos e vídeos em óculos de realidade virtual, além de um totem interativo.

Os visitantes da bienal também terão acesso à vacinação que será realizada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a enfermeira Débora Rossignoli, que faz parte do Núcleo de Eventos da SMS, em todos os dias do evento haverá uma equipe com um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem no posto de saúde localizado na Ilha São João.

Estarão disponíveis vacinas contra HPV, ACWY (Meningite), Hepatite B, DP (Antitetânica), Influenza e Covid-19.