Aniversário de 23 anos do Teatro Municipal Trianon terá programação de lives – Campos dos Goytacazes

0
880

O Teatro Municipal Trianon, de Campos, equipamento pertencente à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), completará 23 anos no próximo sábado (31/07). Para celebrar a passagem do aniversário, uma agenda de lives contará a história do teatro, nos dias 27, 28, 29 e 30/07, no canal da FCJOL, no YouTube, sempre às 19h. No dia 31, uma cerimônia para convidados, no período da manhã, dará o nome do saudoso cantor Dom Américo ao espaço da plateia do Trianon, conforme decisão dos membros do Conselho Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes (Comcultura), em 2020.

“Belo cartão portal de Campos, nosso Trianon é, também, um dos maiores teatros do país. Em 23 anos, recebeu os maiores nomes do teatro, da dança e da música, nos âmbitos nacional e local. Neste momento de pandemia, estamos trabalhando para a recuperação de sua estrutura, visando devolvê-lo à comunidade, com total conforto, assim que as autoridades de saúde liberarem o uso seguro de seu espaço. E, neste sábado, viveremos a emoção de homenagear, merecidamente, o grande Dom Américo, eternizado com seu nome batizando a plateia da casa na qual ele tanto brilhou”, pontua a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

A diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu, enfatiza a importância de cada encontro da programação das lives. “Pensamos em encontros que nos ajudarão a entender um pouco da bela história do novo Trianon, fruto do sonho de uma geração de artistas. Cada convidado nos contará um pouco da história do seu envolvimento com o Trianon, nos emocionando”, explica.

Respeitando todos os protocolos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, a FCJOL realizará ações para pequenos grupos, ao longo desta semana, no Trianon. Nos dias 27 e 28, grupos de alunos do Curso Livre Teatro conhecerão a estrutura do Trianon. No dia 29, os alunos do Projeto Dançarte participarão de uma dinâmica, no foyer do teatro. No dia 30, será a vez da “Vacinação Poética”, um momento de poesia e música, para um grupo de colaboradores da FCJOL.

Teatro Trianon 23 anos – Agenda de Lives

27 de julho – 19h

Tema: Trianon – O sonho, a luta e a construção!

Mediadora: Auxiliadora Freitas (presidente da FCJOL)

Convidados: Anthony Garotinho (ex-prefeito de Campos, responsável pela construção do novo Trianon), Roosevelt de Oliveira Batista (engenheiro) e José Luís Maciel Puglia (Arquiteto que concebeu o prédio do Trianon)

28 de julho – 19h

1ª parte – Tema: Trianon, pré – inauguração – Gota D’água
Mediadora: Kátia Macabu (diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL)
Convidada: Lucia Talabi (atriz, arte-educadora e produtora cultural)

2ª parte – Tema: Trianon, a Inauguração, a magia do Trianon
Mediadora: Auxiliadora Freitas (presidente da FCJOL)
Convidados: Orávio de Campos Soares (ator, diretor teatral, jornalista e professor), Marcelo Sampaio (historiador e pesquisador de Cultura Popular) e Dalton Freire (músico)

29 de julho – 19h

Tema: Trianon – em Cena, Som, Luz e Ação!
Mediador: Antônio Filho (jornalista)

Convidados: Elias Gonzaga (gerente Técnico e Operacional do Teatro Trianon), Willian Cabral (secretário de Obras, Infraestrutura e Habitação da Prefeitura de Campos. Arquitetura e Urbanismo e arquiteto) e Arivaldo Ferreira (engenheiro civil)

30 de julho – 19h
Tema: Trianon – a Luz da Ribalta em atos!

Mediador: Antônio Filho (jornalista)
Convidados: Tânia Pessanha (atriz, fundadora da Cia, de Arte Persona), Alba Valéria (cantora), Paulo Jorge Cabral de Melo (artista plástico, cartunista e ilustrador), José Assad (cantor, fundador do grupo “Boa Noite, Amor”) e Ronaldo Vasconcelos (coreógrafo, dançarino e professor de dança)