Seminário discute a inovação na retomada da economia pós pandemia

0
193

Com a pandemia, o quadro de crise econômica se intensificou, impondo enormes desafios às empresas, sobretudo às pequenas e micro. Para discutir alternativas para vencer esse cenário por meio da tecnologia e inovação, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) promove o Seminário Estratégias de Recuperação Econômica no Pós-Pandemia. O evento acontece nos dias 27, 28 e 29, às 10h, e será transmitido na página do Facebook e no canal do Youtube da SECTI. Também será oferecido certificado de presença para quem acompanhar as palestras.

Para o secretário Dr. Serginho, os assuntos que serão discutidos nas palestras são de fundamental importância para pensar novos caminhos para o estado.

– O Rio de Janeiro vai voltar a ocupar o papel de destaque que sempre teve no cenário nacional. Nesse contexto, investir em ciência, tecnologia e inovação é essencial. Em todo o mundo, o setor tem contribuído para a retomada econômica e não será diferente aqui no Rio de Janeiro – afirmou Dr. Serginho.

Pequenas empresas são as mais afetadas

Neste cenário de pandemia e crise econômica, as pequenas e micro empresas são, em geral, as mais impactadas. Normalmente, são negócios que não possuem um bom controle de fluxo de caixa nem reservas financeiras suficientes para arcar períodos de recessão. Já o setor de serviços possui resultados negativos ainda mais significativos, pois com crise, os cortes de gastos acarretam na suspensão e não renovação de contratos de serviços, assim como uma queda na busca por empresas deste setor.

– Mais do que fomentar o debate sobre tecnologia, também é importante dar suporte técnico a essas empresas na área de gestão empresarial e conhecimentos básicos quanto à contabilidade, economia, tributação e leis de auxílio a médias, pequenas, microempresas e MEI – explica o secretário.

27/07/2021 (terça-feira)

Abertura 10h – Dr. Serginho – (Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI
10h 15 – Dr. Edgard Leite – Subsecretário de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação

Tema 1: Como a inovação pode ajudar na recuperação econômica do Estado do Rio de Janeiro

10h30min – Marcos Cesar de Oliveira Pinto (Diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)

11h – Abertura ao público para perguntas

28/07/2021 (quarta-feira)

Tema 2: Tributação e leis de auxílio às médias, pequenas, microempresas e MEI

10h – Dr. Edgard Leite – Subsecretário de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação (abertura) 10h15min – Gabriel Quintanilha (Professor da Fundação Getúlio Vargas)

10h45min – Abertura ao público para perguntas

29/07/2021 (quinta-feira)

Tema 3: Administração de empresas em momentos de adversidade

10h – Dr. Edgard Leite – Subsecretário de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação (abertura) 10h15min – Victor Pina (Superintendente da Área de planejamento do BNDES)

10h 45min– Leonardo Ferreira Fogaça (Consultor Especialista em Administração Pública, Governança, Riscos e Compliance em Gestão Empresarial)

11h 15min– Abertura ao público para perguntas


Atenciosamente,

Valéria Porto