Biblioteca Pública de Maricá finaliza série de saraus com homenagem a autoras negras

0
434

A Biblioteca Pública Municipal finalizou, nessa quinta-feira (23/11), a série de saraus de poesias que vinha acontecendo desde agosto com alunos do clube de leitura do CEPT Profª Zilka Lopes da Fontoura. Nesta última participação, leram textos de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, autoras negras consagradas da literatura nacional de ontem e hoje, absorvendo a produção textual das duas. Lembrando já terem tido contato com Cora Coralina, no primeiro mês da agenda, depois Vinícius de Moraes, em setembro, e Carlos Drummond, em outubro.  

Ao final, encerraram as leituras com a canção de Dona Ivone Lara, “Sorriso Negro”, sempre somando música à atividade, na voz de Valentim, coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura. A bibliotecária à frente do espaço, Ingrid Guinin, destaca a importância dessa interação extraclasse entre estudantes do CEPT e o universo poético: “Os próprios professores ressaltaram o desenvolvimento dos alunos nesses meses que interagiram nos saraus, se interessando, inclusive, em escrever poemas”, contou.   

Além da apreciação das escritoras homenageadas, ainda ocorreram três apresentações autorais de alunos, com a participação da coordenadora de Igualdade Racial da Cultura, Tâmara Rocha, que também leu alguns textos e conversou com as crianças sobre a relevância de sabermos sobre nossas origens, sobre quem somos.   

“Desde a inauguração, em maio, a Ingrid vem desenvolvendo atividades com estudantes no sentido de fortalecer a relação deles com as letras e isso é de suma importância para nós porque, como já ressaltei outras vezes, o livro é o passaporte para todo conhecimento”, completou Leandro Dasilva, secretário da pasta.   

Ressaltando ainda que qualquer pessoa pode ter acesso livre ao acervo da biblioteca através do site https://biblioteca.marica.rj.gov.br/Biblivre5/  com uma simples pesquisa ou se cadastrar para demais serviços. Já o empréstimo de livros deve ser feito presencialmente, levando apenas RG, CPF e comprovante de residência.

A Biblioteca Pública Municipal Profa Leonor Leite Bastos de Souza fica na Rua Alferes Gomes (ao lado do Cine Henfil) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.